Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Próximas actividades



Newsletter
         Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

COIMBRA
18 Outubro
Igreja de Santa Cruz

LISBOA
20-21 Outubro
Museu Nacional de Arte Antiga

PONTA DELGADA
24 Outubro
Centro Pio XII
reverartecrista coimbracartaz lw

imagens e liturgia2016 cartazpt

consprev2016 cartazlw
REVER A ARTE CRISTÃ
Conferências-visita e
apresentação da Invenire Nº 12
Segunda edição das conferências-visita promovidas pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, conduzida pelas historiadoras Maria de Lurdes Craveiro e Joana Antunes, num percurso pela igreja do antigo mosteiro de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, templo de origens medievais, marcado por um rico e diversificado programa artístico. Inicia-se a sessão com o lançamento do Nº 12 da Invenire: Revista de Bens Culturais da Igreja, com apresentação a cargo de Francisco Pato de Macedo.
___

IMAGENS E LITURGIA NA IDADE MÉDIA
3º Seminário Internacional
de História da Arte
Inscrições abertas. Com a participação de especialistas de várias áreas e nacionalidades, visa a apresentação de estudos recentes sobre a arte figurativa cristã, realizada entre os séculos V e XV. Promovendo o debate em torno das obras de arte, procura entender o posicionamento da arte cristã portuguesa, nomeadamente, o modo como reflecte o intercâmbio de modelos postos em prática por artistas e comitentes. Inciativa conjunta do Instituto de Estudos Medievais, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e Museu Nacional de Arte Antiga.

PATRIMÓNIO ARTÍSTICO DA IGREJA
Critérios e práticas de
conservação preventiva
Inscrições abertas. Incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico, pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas. Acção de formação destinada a todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção.
___





 Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja
18 Outubro 2016 | Actividades entre 17 e 23 de Outubro
Assinalando-se, desde 2011, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja a 18 de Outubro, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas, visa a iniciativa promover a reflexão do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também a partilha de experiências de outras instituições, permitindo assim uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial.
fb 1

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados


Sem comentários:

Enviar um comentário