Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Universidades católicas de Macau e Taiwan estabelecem parceria para intercâmbio de alunos

$$post_title$$
Alunos da Universidade de São José, em Macau, celebram a diversidade de culturas na instituição. Foto © Universidade de São José

Iniciativa inédita

 | 01/04/2025

A Faculdade de Estudos Religiosos e Filosofia da Universidade de São José, em Macau, e a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Fu Jen, em Taiwan, acabam de assinar um acordo que é considerado “um marco” nas relações entre os dois territórios: a parceria vai permitir que estudantes da ex-colónia portuguesa frequentem as aulas do outro lado do Estreito por um ou dois semestres, e vice-versa.

A notícia foi avançada pelo jornal católico O Clarim, que explica que o memorando é o resultado de um processo de aproximação institucional iniciado em outubro de 2024, quando o padre Cyril Law, diretor da Faculdade de Estudos Religiosos e Filosofia da Universidade de São José, visitou as instalações da instituição de ensino superior de Taiwan.

O acordo promove a interação académica e cultural entre as instituições, sem que os alunos sejam financeiramente penalizados. “Os estudantes de ambas as Universidades que venham a participar no intercâmbio não terão que pagar taxas de inscrição na Universidade de acolhimento. Terão apenas que custear as despesas com viagens, acomodação e com a sua subsistência diária. O intercâmbio estudantil poderá materializar-se já a partir do próximo Outono, se houver alunos interessados», informa o padre Law, citado pelo referido jornal.

Esta parceria surge como um sinal positivo depois de, no último ano, Taiwan ter aumentado os seus alertas de viagem para a China continental – assim como para Hong Kong e Macau – após ameaças de Pequim sobre a possibilidade de executar pessoas consideradas “acérrimas defensoras” da independência taiwanesa.




Sem comentários:

Enviar um comentário