Páginas

domingo, 6 de abril de 2025

Longe da vista, perto do coração

Bom dia, paz e bem!! Bom domingo

“As pessoas procuram sinais de ponderação, sinais de cultura e sinais de inteligência neste mundo tão caótico” – Paulo Portas

O comentador e antigo ministro português desejou que a Igreja Católica possa ajudar a “espalhar a humanidade, espalhar o perdão, espalhar a compreensão e a tolerância”.

O Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), dos Jesuítas, dinamizou a 29ª edição do seu ‘Fé e Cultura’, na Universidade de Coimbra.

“Inserida nesta dinâmica de Jubileu da esperança que vivemos este ano, encontramos o tema ‘Sinais dos Tempos’, ou seja, ver sinais que a realidade atual nos mostra, sinais de preocupação, sinais de divisão, mais a nível político, sinais de desumanização e sinais de exaustão, também mais relacionados com a saúde mental”, explicou o diretor do CUMN, o padre João Manuel Silva, à Agência ECCLESIA.

O Programa ECCLESIA, emitido este domingo, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, recordou o percurso até à apresentação dos pedidos de compensação financeira por abusos sexuais na Igreja Católica. E conversa com a presidente da equipa de coordenação das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, Carla Rodrigues.

Este domingo, pelo Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde, Catarina Pazes, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, é a convidada da Renascença e da Agência Ecclesia. A entrevista é publicada pelas 09h30.

Na RTP2, pelas 17h34, não perca o ‘70x7’, vai estar em destaque o 13.º Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário. Mobilizou mais de 3000 jovens, de mais de 80 estabelecimentos de ensino, com o tema ‘Horizontes de Esperança’.

O título desta newsletter chega agora: Longe da vista, mas perto do coração, e com a palavra escrita para todos. No calendário do Ano Santo 2025, este fim de semana é o Jubileu do Doente e do Mundo da Saúde, e havia alguma expetativa com alguma participação do Papa Francisco, para além de entregar a homilia da Missa.

Pela oitava semana consecutiva, a reflexão do Papa para o ângelus vai ser distribuída por escrito, anunciou o Vaticano, que recebe cerca de 20 mil peregrinos na nova celebração jubilar. O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, tinha admitido que pudesse haver novidades na presença do Papa na oração dominical.

Hoje, 6 de abril, é o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. No final do dia há um clássico de candidatos ao título no futebol nacional (F.C.Porto-S.L.Benfica). Que vença a paz.

Boa semana para todos.
Saudações,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário