“É alarmante que eles tenham sido atacados dentro da esquadra de polícia. Escaparam dos ferimentos físicos graves por causa da proteção imediata dada pelos agentes de Ranjhi, pela qual somos realmente gratos”, refere um comunicado da Conferência Episcopal da Índia, citado pelo Crux. Os padres e peregrinos foram depois escoltados de volta a Mandla, a localidade de onde haviam partido.

“É profundamente angustiante que a comunidade cristã, que desempenhou um papel significativo na luta pela liberdade e na construção da nação, e sempre defendeu os valores constitucionais, seja repetidamente alvo, assediada e tenha o seu direito fundamental de culto negado por elementos extremistas”, assinalam os bispos, para quem este foi mais “um ataque chocante à liberdade religiosa e à dignidade humana”.

Jabalpur é uma cidade com mais de um milhão de habitantes, situada às margens do Rio Narmada, no estado de Madhya Pradesh, o qual é governado pelo partido nacionalista Bharatiya Janata Party (BJP) e onde os cristãos correspondem a menos de 0,3% (sendo a média nacional de 2,3%). Desde que o BJP assumiu o poder em 2014, os incidentes de assédio contra cristãos e outras minorias aumentaram em todo o país, particularmente neste estado, no de Uttar Pradesh e no de Chhattisgarh (Norte e Centro-Norte da Índia). [ver 7MARGENS]