Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Turismo: A indústria da paz


Foto: Agência ECCLESIA/HM

A propósito do dia mundial do turismo que se assinalou ontem, a Pastoral do turismo divulgou uma nota onde apresenta a “riqueza” desta atividade humana como via que facilita o contacto com várias culturas e sensibilidades. Viajar, conhecer diferentes culturas e a sua história é um caminho que ajuda a edificar uma cultura pacífica assente no respeito pelo outro, como disse o Padre Miguel Neto em entrevista ao programa Ecclesia.
O Vaticano, através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, também divulgou uma mensagem onde afirma que “a atividade turística, como verdadeira indústria, deve ser levada a cabo segundo princípios de equidade e transformação social. Isso acontece, por exemplo, quando os direitos laborais de quem trabalha no setor são respeitados, a todos os níveis e em todos os países”, escreve o cardeal Michael Czerny, prefeito daquele Dicastério.
Portugal vai participar no congresso mundial do setor, que decorre em Santiago de Compostela (Espanha), de 5 a 8 de outubro, com o tema ‘Turismo e Peregrinação: Caminhos de Esperança’.

Esta tarde em Lisboa, tem lugar mais uma sessão do ciclo de conferências promovido pela União das Misericórdias Portuguesas. Manuel de Lemos, o vice-presidente da UMP, Manuel Caldas de Almeida, o provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, e a presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, refletem sobre as publicações ‘Envelhecer’ e ‘MA(i)SAD’ que serão divulgadas na ocasião. Este ciclo de debates centra-se nos desafios do setor social e tem a sua ultima sessão no dia 4 de outubro.

Esta tarde na RTP2, o programa Ecclesia sublinha a oferta formativa da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. O professor Alfredo Teixeira destaca o curso não graduado, “Francisco e a Questão Moral”.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário