Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Faz falta uma Pastoral Digital

A necessidade sai reforçada depois de 110 mil pessoas terem respondido a um questionário online promovido por 244 “influenciadores” e missionários digitais, para o Sínodo 2021-2023, sublinhando a importância de uma pastoral própria para este setor. 
“Foi verdadeiramente uma graça de Deus, muito importante, que mostra a necessidade de a Igreja cuidar cada vez mais do continente digital com uma Pastoral Digital organizada e sistemática, a fim de apoiar os missionários digitais” pode ler-se no relatório conclusivo da iniciativa, divulgado pelo portal de notícias do Vaticano.
A iniciativa ‘A Igreja escuta-te’ foi promovida pelo Dicastério para a Comunicação, da Santa Sé, e a Rede Informática da Igreja na América Latina, tendo recolhido contributos em sete línguas, incluindo o português.

A Cáritas Portuguesa reúne a partir de hoje, a rede nacional numa iniciativa que junta os diferentes níveis de intervenção da família Cáritas: nacional, diocesano e paroquial.
Numa mesma semana acontecem “diferentes momentos de formação, onde se procura partilhar a riqueza e a capacidade de intervenção” que os diferentes núcleos da Cáritas têm na sua atividade para consolidar a capacidade de serem “mobilizadores e, verdadeiramente, transformadores da sociedade” como indica a nota divulgada.


Foto: Igreja Açores

Na Diocese de Angra a formação, “nas áreas da espiritualidade, liturgia e pastoral”, está a marcar estes dias e o início do ano pastoral. As ações de formação começaram na Horta, acontecem hoje em S. Miguel no Centro Pastoral Pio XII, e terminam amanhã em Angra, no Centro Pastoral João Baptista Machado. A formação destina-se ao clero diocesano e religioso que desenvolve a sua missão nos Açores e que se prepara para dar início a mais um ano pastoral.

Esta é a semana das Jornadas de Comuicação Social. Em Fátima, o desafio é "Comunicar a JMJ 2023". Inscrições a decorrer.

Mais logo, na RTP2 pode acompanhar o programa Ecclesia que conta hoje com a presença de Jorge Cotovio. O Secretário Geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas antecipa a sessão que amanhã, na UCP lança a obra «António de Sousa Franco e a liberdade de educação».

Tenha um grande dia.

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário