Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

São 25 velas para o Programa «A Fé dos Homens»

Bom dia, paz e bem!!

O Programa ‘Fé dos Homens’ celebra hoje 25 anos de emissão na RTP2.

“O projeto ‘A Fé dos Homens’ tem como maior benefício ser o ator principal na construção de uma cultura de diálogo inter-religioso. Pode não ter um soundbite que gere impacto mediático imediato, mas a cultura e o ambiente de diálogo que vai construindo é isso que permanece. É uma referência que existe e, nos momentos necessários, é colocado em relevo” - Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA.

A ‘Fé dos Homens’ começou a ser transmitida no dia 15 de setembro de 1997, quatro meses depois da assinatura de um acordo entre a RTP e 13 confissões religiosas (16 de maio de 1997).

“Independentemente do nome da instituição há o nome de pessoas concretas que fizeram este caminho. Este projeto fala do diálogo que existiu entre pessoas, que se conheceram, se aproximaram e agiram em conjunto, em benefício de todos. É preciso que as pessoas se conheçam, se gostem e se respeitem. Ficaram célebres as sandes de queijo que se comiam, por ser o alimento possível ser partilhado entre todas as religiões nos encontros que se mantinham.” - Paulo Rocha

No contexto deste 25.º aniversário, a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em Portugal salientou que esta é uma oportunidade para “consolidar o diálogo entre confissões e comunidades”.

“A possibilidade que as confissões religiosas têm de partilhar a sua história e divulgar a sua participação na construção da sociedade através do programa ‘A Fé dos Homens’ é um relevante contributo para este quadro de entendimento entre as religiões.”

O Papa continua a sua “peregrinação de paz” no Cazaquistão, no contexto do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais. As palavras, os gestos e os encontros têm a marca da paz. E estão na Agência ECCLESIA.

Na fotografia temos Francisco com o responsável pelo Departamento das Relações Externas do Patriarcado de Moscovo (Igreja Ortodoxa), metropolita António de Volokolamsk. Uma reunião privada de cerca de 15 minutos.

O Papa evocou as vítimas da guerra em todo o mundo, na Missa que presidiu no recinto da Expo 2017, perante milhares de pessoas: A minoria católica representa 0,01% da população cazaque.

Na antiga república soviética, independente desde 1991, Francisco discursou na abertura do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais.

São 25 velas para o Programa «A Fé dos Homens». Parabéns e uma longa vida. Obrigado primeiro a todas as pessoas que há 25 anos tornaram este projeto possível, e também aos muitos que ao longo destes anos o tornam realidade, encontro, partilha, ecumenismo e diálogo inter-religioso.

Obrigado também por estar desse lado, pela companhia e pela atenção. Hoje, o programa começa pelas 14h49, na RTP2. A informação em permanência está em www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário