Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Jornadas, Juventude e Economia

Bom dia, paz e bem!!

‘Comunicar a JMJ Lisboa 2023’ é o tema que estamos a pensar, partilhar e debater nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social 2022, que terminam hoje, na Domus Carmeli, em Fátima.

“Esta é a primeira jornada de sempre em que os peregrinos são nativos digitais. Por isso temos de a trabalhar de outra maneira. Temos o desafio de não comunicar analogicamente” - D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciência Humanas/UCP, entidade parceira destas jornadas de comunicação, assumiu a necessidade de “pensar e debater em conjunto” os desafios da comunicação da JMJ 2023.

“Precisamos de novas linguagens, novos formatos, novos meios para conseguir chegar aos jovens”, sustentou.

O secretário-executivo do Comité Organizador Local (COL) da JMJ 2023 divulgou algumas atividades deste evento mundial que decorre em Lisboa, de 01 a 06 de agosto, apontando o diálogo ecuménico e inter-religioso como “prioridade”.

“O diálogo ecuménico e inter-religioso é uma prioridade da JMJ e a equipa responsável tem dialogado com líderes religiosos”, disse Duarte Ricciardi, no painel “JMJ Lisboa 2023: planear e implementar”.

As #JNCS2022 continuam hoje com a diretora de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, Ana Alves, e a professora Catarina Burnay, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), na sessão intitulada ‘Comunicar grandes eventos’, a partir das 09h30. As conclusões são pelas 12h15, e pode acompanhar tudo nas páginas da Agência ECCLESIA no Facebook e Youtube.

O programa conclui-se com uma componente prática, propondo três workshops sobre o mundo digital e jornalismo alternativo.

Jovens economistas, empresários, gestores, profissionais e estudantes de todo o mundo, incluindo Portugal, estão reunidos para o encontro presencial da ‘Economia de Francisco’, em Assis, Itália. Vai ser encerrado pelo Papa, este sábado.

“A Economia de Francisco não vem propor uma receita ou um modelo económico, uma solução mágica. Vem questionar os modelos económicos vigentes e se reflita sobre a forma como hoje nos organizamos, em sociedade” - Rita Sacramento Monteiro, da delegação portuguesa.

No Vaticano, o Papa defendeu uma transformação nos serviços de consultoria, para combater desigualdades, falando a 3500 colaboradores da Deloitte.

“Encorajo todos a tornar-se consultores integrais, para cooperar a reorientar a maneira de estar neste nosso planeta que fizemos adoecer, no clima e nas desigualdades”

O bispo de Viana do Castelo alerta que os atuais indicadores sociais “vão gerar ainda mais pobreza e carência de variada ordem”, na nota pastoral ‘Eu renovo todas as coisas’ (Ap. 21, 5), publicada para o ano 2022-2023.

“A situação de guerra, a forte especulação e inflação que dela derivam, o aumento da taxa de juros nos empréstimos, o aumento nas faturas da luz, gás e alimentos, irão gerar ainda mais pobreza e carência de variada ordem” - D. João Lavrador

 

Votos de uma boa sexta-feira.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário