Gostaríamos
de vos convidar a participar numa jornada que irá promover uma reflexão sobre
as motivações e barreiras à participação cultural e que se realizará na
vossa região. Este é um projecto da Acesso Cultura e é financiado pela Fundação Calouste
Gulbenkian.
A
participação é gratuita e a pré-inscrição deve ser feita até 28 de fevereiro
Para
se pré-inscreverem, usem o formulário online. Ainda existem 13 vagas
disponíveis.
Qual
o objectivo desta jornada?
A
jornada tem como objectivo alimentar a reflexão dos profissionais da cultura
acerca das questões de acesso aos espaços e à oferta cultural. Como agentes
culturais, precisamos de ter uma visão mais holística do que constitui
‘acessibilidade’ e uma maior consciência em relação ao que falta fazer quanto
ao acesso físico, mas também quanto aos acessos social e intelectual,
igualmente significativos.
Qual
será o programa da jornada?
A
jornada terá a duração de 6 horas (manhã e tarde) e será dividida em duas
partes:
- Enquadramento sobre as motivações das pessoas e as barreiras no acesso à cultura (físicas, sociais e intelectuais), ilustrado com vários casos (nacionais e estrangeiros) que possam servir de inspiração.
- Debate com todos os participantes.
A
quem se destina esta jornada?
Destina-se
exclusivamente a pessoas que exerçam actividade profissional em equipamentos ou
entidades culturais (públicas ou privadas): museus, galerias de arte,
bibliotecas, arquivos, teatros, cine-teatros, centros culturais, orquestras,
companhias de teatro, companhias de dança.
Onde
e quando se vai realizar a jornada?
- A jornada irá realizar-se num dos concelhos da vossa Comunidade Intermunicipal/Associação de Municípios, entre Março e Dezembro de 2017.
- O local e a data serão definidos após terem sido recebidas as pré-inscrições.
Vamos
fazer uma jornada no território de cada Comunidade Intermunicipal/Associação de
Municípios, excepto nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.
Como
funcionam as pré-inscrições?
- O responsável de cada instituição ou equipamento cultural deve fazer um pré-registo dos elementos da sua equipa, através do formulário de inscrição online, até 28 de fevereiro.
- Podem ser inscritos até três elementos por equipamento.
- A Acesso Cultura fará uma selecção de formandos, tendo em conta o número de vagas disponíveis, a sua distribuição pelos concelhos da região e as funções que desempenham dentro da instituição ou equipamento cultural.
- Todos os candidatos receberão um email com o estado da inscrição e os detalhes da jornada (data e local).
Precisam
de algum esclarecimento?
Estamos
disponíveis para esclarecer qualquer questão, através:
- do email acessocultura.comunicacao@gmai
l.com - do telefone 917 911 070.
Podem
saber mais sobre a actividade da Acesso Cultura consultando o nosso website.
Agradecemos
que nos ajudem na divulgação desta acção
Por
favor, reencaminhem este email para colegas que possam ter interesse nesta
temática.
Esperamos
poder contar com a vossa participação.
Atentamente,
Hugo Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário