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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Jornada sobre barreiras no acesso à cultura | Últimas vagas

Gostaríamos de vos convidar a participar numa jornada que irá promover uma reflexão sobre as motivações e barreiras à participação cultural e que se realizará na vossa região. Este é um projecto da Acesso Cultura e é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A participação é gratuita e a pré-inscrição deve ser feita até 28 de fevereiro
Para se pré-inscreverem, usem o formulário online. Ainda existem 13 vagas disponíveis.

Qual o objectivo desta jornada?
A jornada tem como objectivo alimentar a reflexão dos profissionais da cultura acerca das questões de acesso aos espaços e à oferta cultural. Como agentes culturais, precisamos de ter uma visão mais holística do que constitui ‘acessibilidade’ e uma maior consciência em relação ao que falta fazer quanto ao acesso físico, mas também quanto aos acessos social e intelectual, igualmente significativos.

Qual será o programa da jornada?
A jornada terá a duração de 6 horas (manhã e tarde) e será dividida em duas partes:
  1. Enquadramento sobre as motivações das pessoas e as barreiras no acesso à cultura (físicas, sociais e intelectuais), ilustrado com vários casos (nacionais e estrangeiros) que possam servir de inspiração.
  2. Debate com todos os participantes.

A quem se destina esta jornada?
Destina-se exclusivamente a pessoas que exerçam actividade profissional em equipamentos ou entidades culturais (públicas ou privadas): museus, galerias de arte, bibliotecas, arquivos, teatros, cine-teatros, centros culturais, orquestras, companhias de teatro, companhias de dança.

Onde e quando se vai realizar a jornada?
  • A jornada irá realizar-se num dos concelhos da vossa Comunidade Intermunicipal/Associação de Municípios, entre Março e Dezembro de 2017.
  • O local e a data serão definidos após terem sido recebidas as pré-inscrições.
Vamos fazer uma jornada no território de cada Comunidade Intermunicipal/Associação de Municípios, excepto nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

Como funcionam as pré-inscrições?
  1. O responsável de cada instituição ou equipamento cultural deve fazer um pré-registo dos elementos da sua equipa, através do formulário de inscrição online, até 28 de fevereiro.
  2. Podem ser inscritos até três elementos por equipamento.
  3. A Acesso Cultura fará uma selecção de formandos, tendo em conta o número de vagas disponíveis, a sua distribuição pelos concelhos da região e as funções que desempenham dentro da instituição ou equipamento cultural.
  4. Todos os candidatos receberão um email com o estado da inscrição e os detalhes da jornada (data e local).

Precisam de algum esclarecimento? 
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer questão, através:

Podem saber mais sobre a actividade da Acesso Cultura consultando o nosso website.

Agradecemos que nos ajudem na divulgação desta acção
Por favor, reencaminhem este email para colegas que possam ter interesse nesta temática. 

Esperamos poder contar com a vossa participação.

Atentamente,

Hugo Sousa






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