Compre agora o seu bilhete: The Rake's Progress pode em breve atingir lotação esgotada.
|
de Igor Stravinsky (1882-1971) ópera em três atos Libreto de W. Auden e Kallman Inspirado em A Carreira do Libertino, conjunto de oito pinturas e gravuras, de William Hogarth (1697-1764)
Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos 29 de maio, 2, 4 e 6 de junho às 20 horas 31 de maio às 16 horas |
|
|
Direção musical Joana Carneiro Encenação, cenografia e desenho de luz Rui Horta Figurinos Pepe Corzo
Tom Rakewell Tuomas Katajala
Anne Truelove Ambur Braid
Nick Shadow Luís Rodrigues
Baba, a turca Maria Luísa de Freitas
Truelove, pai de Anne Nuno Dias
Sellem, o leiloeiro Carlos Guilherme
Mother Goose Cátia Moreso
Guardião do Hospício João Oliveira
Orquestra Sinfónica Portuguesa Maestrina titular Joana Carneiro
Coro do Teatro Nacional de São Carlos Maestro titular do Coro Giovanni Andreoli
"Dois
jovens apaixonados, Tom e Anne, evocam a natureza do amor.
Desempregado, Tom recusa um emprego oferecido pelo pai de Anne,
proclamando que só a fortuna lhe servirá de guia. Nick Shadow, um
visitante, anuncia então que Tom herdara a fortuna de um tio. Tom inicia
a sua vida de libertino, visitando um bordel em Londres e abandonando
Anne.
Stravinsky sempre se interessou pela encenação musical ao longo da sua carreira de sessenta anos como compositor, embora The Rake’s Progress
fosse a única ópera de grande fôlego que escreveu. Nenhum dos grandes
compositores do século XX experimentou tantas formas de música dramática
como Stravinsky, e é significativo que uma ópera “normal” em três actos
como The Rake’s seja nele uma exceção, e não a regra.
Baseado na obra de Hogarth, em The Rake’s Progress
Stravinsky soube, como nunca, dar provas da sua enorme capacidade para
transfigurar materiais; o compositor serviu-se destes fragmentos
temáticos como “matéria-prima”, como motivo iconográfico." |
|
|
|
|
The Rake’s Progress,
primeira edição da partitura de canto, com o programa da estreia nos
Estados Unidos, assinado por elementos do elenco, por Igor Stravinsky e
pelos libretistas W.H. Auden e Chester Kallman, 1951. Departamento de
Coleções Especiais do Queens College de Nova Iorque. |
CONFERÊNCIA STRAVINSKY EM CENA: ENTRE O BAILADO E A ÓPERA A PROPÓSITO DE THE RAKE'S PROGRESS por Paulo Ferreira de Castro
Teatro Nacional de São Carlos 28 de maio, 19 horas |
Igor Stravinsky, fotografado em Nova Iorque, em 1946, cinco anos antes da estreia de The Rake's Progress (1951), em Viena.
|
Paulo Ferreira de Castro profere — a 28 de maio às 19 horas, em São Carlos — a conferência Stravinski em cena: entre o bailado e a ópera. A propósito de The Rake's Progress. |
|
|
Paulo
Ferreira de Castro é formado em Musicologia pela Universidade de
Estrasburgo (1985) e obteve o grau de Master of Arts pela Universidade
de Leeds, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1988). Em 2007
completou o Doutoramento na Universidade de Londres, com uma tese sobre o
lugar da música na filosofia de Wittgenstein.
Tem concentrado o
essencial da sua actividade nos campos da investigação e da docência,
principalmente no âmbito da Universidade Nova de Lisboa, sendo autor de
numerosas publicações e co-autor de uma História da Música Portuguesa.
Foi colaborador do semanário Expresso, e tem participado em múltiplas
iniciativas de divulgação musical, colóquios e conferências nacionais e
internacionais. |
|
Colaborador
do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) desde 1986, foi nomeado, em
1992, Director Artístico, cargo que desempenhou até ao ano 2000, e que
acumulou com os de Administrador e Director. Nessa qualidade, foi
responsável por mais de 60 produções operáticas (muitas das quais em
estreia portuguesa), para além de numerosos concertos e recitais. Como
encenador, assinou diversos espectáculos no TNSC, tendo também fundado
em 1998 o Festival Internacional de Músicas Contemporâneas de Lisboa. |
|
de William Hogarth (1697-1764)
Visualize este vídeo da BBC sobre o conjunto de oito pinturas e gravuras de William Hogarth (1697-1764) e aprofunde o seu conhecimento sobre a génese de The Rake's Progress. |
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário