Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2015

MARÇO: CCB, dia 8, 17h - Sinfonia n.º 3 de Gustav Mahler; no TNSC La Cenerentola, a partir de dia 25

NEWSLETTER TNSC
  MARÇO 2015

imagem
  Adquira os seus bilhetes logo que possível:
o concerto pode atingir lotação esgotada.


CONCERTO CORAL E SINFÓNICO
GUSTAV MAHLER (1860—1911)
SINFONIA N.º 3 em RÉ menor

GRANDE AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
8 DE MARÇO às 17H


Domingo, dia 8 de março, às 17 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Joana Carneiro dirige a SINFONIA N.º 3, de Gustav Mahler (1860—1911), interpretada por María José Montiel (meio soprano), pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos e pelo Coro Juvenil de Lisboa.
imagem





"É uma reflexão importante
do compositor sobre a vida terrena
e a vida celestial".

"Nesta sinfonia o compositor
propõe uma narrativa ao longo
dos seis andamentos".

Joana Carneiro
Maestrina  Titular da OSP

imagem
  Adquira os seus bilhetes logo que possível:
este programa pode atingir lotação esgotada.

2015 é o ano do centenário de The Birth of a Nation, tumultuosamente estreado em 1915 num dos primeiros grandes acontecimentos cinematográficos de sempre, obra-prima absoluta da história do cinema. Griffith, que “como nenhum outro realizador teve a oportunidade e o mérito de, ao mesmo tempo, construir uma obra pessoal e estabelecer o fundamento de uma arte, ou de um modelo (dominante) dessa arte”.

The Birth of a Nation é apresentado numa muito especial sessão, a decorrer no Teatro Nacional de São Carlos, com o mais célebre dos Griffith, um dos mais seminais filmes da história do cinema, numa projeção acompanhada pela partitura original de Joseph Carl Breil, executada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa,
sob a direção da maestrina Gillian Anderson.

Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
imagem
Reprodução de gravura de Gustave Doré, 1865
Biblioteca da Ajuda/Palácio Nacional da Ajuda
  Adquira os seus bilhetes logo que possível:
La Cenerentola pode atingir lotação esgotada.


LA CENERENTOLA
OSSIA LA BONTÀ IN TRIONFO
A CINDERELA
OU O TRIUNFO DA BONDADE

DRAMMA GIOCOSO EM DOIS ATOS DE
GIOACHINO ROSSINI (1792—1868)


com Libreto de
JACOPO FERRETTI (1784—1852)

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

25, 27, 30 de MARÇO e 1 de ABRIL às 20 horas
29 de março às 16 horas

Direção musical
Pedro Neves

Encenação
Paul Curran

Responsável pela
reposição da encenação
Óscar Cecchi

Cenografia
Pasquale Grossi

Figurinos
Zaira de Vincentiis

Desenho de luz
Juan Manuel Guerra



Angelina (Cenerentola)
Chiara Amarù

Don Ramiro
Jorge Franco

Don Magnifico
José Fardilha


Alidoro
Luca Dall’Amico

Dandini
Domenico Balzani

Clorinda
Carla Caramujo

Tisbe
Cátia Moreso


Orquestra Sinfónica Portuguesa

Coro do Teatro Nacional
de São Carlos


Maestro titular do Coro do
Teatro Nacional de São Carlos

Giovanni Andreoli


A partir de 25 de março, o Teatro Nacional de São Carlos apresenta La Cenerentola, ossia la bontà in trionfo,
Cinderela, ou o triunfo da bondade, dramma giocoso em dois atos de Gioachino Rossini (1792-1868), com libreto de Jacopo Ferretti baseado no conto de fadas A Cinderela, de Charles Perrault.
 

Sinopse

Don Magnifico, barão de Monfiascone, encontra-se cheio de dívidas e, para evitar a ruína, apenas lhe resta recorrer ao casamento de suas filhas com maridos abastados. Nos seus dias de fausto, havia desposado uma viúva que tinha uma filha chamada Angelina. Desta união nasceram ainda duas raparigas, Clorinda e Tisbe, criaturas arrogantes e vaidosas. Após o falecimento da mãe, a pobre Angelina sofre os piores tratos por parte das meias-irmãs e do padrasto. Destinada às mais humilhantes tarefas domésticas, toma o nome de Cenerentola, a Cinderela.

Não sendo um libreto original, a verdade é que La Cenerentola depressa fez esquecer as outras peças homónimas, vindo a converter-se num dos maiores sucessos da música rossiniana, tendo suplantado até, durante algum tempo, a popularidade de Il Barbiere di Siviglia.

De uma forma global, o interesse musical desta ópera reside no melodismo característico de Rossini, que aqui encontra um dos seus melhores paradigmas.
PROGRAMA EDUCATIVO DO TNSC
28 DE MARÇO às 11 horas
Foyer do Teatro Nacional de São Carlos*
*Lotação limitada à capacidade da sala

imagem
EM BREVE, NA TEMPORADA LÍRICA:
imagem
Teatro Nacional de São Carlos
25, 27, 29 e 30 de março e 1 de abril de 2015
imagem
Teatro Nacional de São Carlos
29 e 31 de maio
e 2, 4 e 6 de junho de 2015
imagem
Teatro  Camões
17, 18, 19, 20, 21, 24, 25,
26, 27 e 28 de junho de 2015
EM BREVE, NA TEMPORADA SINFÓNICA:
imagem
Centro Cultural de Belém
3 de maio de 2015
imagem
Centro Cultural de Belém
25 e 26 de abril de 2015
imagem
Teatro Nacional de São Carlos
10, 12, 17 e 19 de abril de 2015
imagem
Teatro Nacional de São Carlos
8 e 10 de maio de 2015
NOTÍCIAS:
imagem

Macbeth de Giuseppe Verdi
teve lotação esgotada
em todas as récitas. Veja, num pequeno vídeo,
um excerto dos momentos iniciais.
imagem

Teatro Nacional de São Carlos
organizou a Conferência Macbeth: Crime e Castigo no Reino da Escócia
imagem

Na última récita de Macbeth,
o Salão Nobre acolheu a tertúlia
50 anos depois do incêndio
no Dona Maria II: Macbeth,
o espetáculo amaldiçoado
.
imagem
imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário