NEWSLETTER TNSC MARÇO 2015
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CONCERTO CORAL E SINFÓNICO GUSTAV MAHLER (1860—1911) SINFONIA N.º 3 em RÉ menor
GRANDE AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM 8 DE MARÇO às 17H
Domingo, dia 8 de março, às 17 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Joana Carneiro dirige a SINFONIA N.º 3, de Gustav Mahler
(1860—1911), interpretada por María José Montiel (meio soprano), pela
Orquestra Sinfónica Portuguesa, pelo Coro do Teatro Nacional de São
Carlos e pelo Coro Juvenil de Lisboa.
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"É uma reflexão importante do compositor sobre a vida terrena e a vida celestial".
"Nesta sinfonia o compositor propõe uma narrativa ao longo dos seis andamentos".
Joana Carneiro Maestrina Titular da OSP
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2015 é o ano do centenário de The Birth of a Nation,
tumultuosamente estreado em 1915 num dos primeiros grandes
acontecimentos cinematográficos de sempre, obra-prima absoluta da
história do cinema. Griffith, que “como nenhum outro realizador teve a
oportunidade e o mérito de, ao mesmo tempo, construir uma obra pessoal e
estabelecer o fundamento de uma arte, ou de um modelo (dominante) dessa
arte”.
The Birth of a Nation é
apresentado numa muito especial sessão, a decorrer no Teatro Nacional de
São Carlos, com o mais célebre dos Griffith, um dos mais seminais
filmes da história do cinema, numa projeção acompanhada pela partitura
original de Joseph Carl Breil, executada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção da maestrina Gillian Anderson.
Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
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Reprodução de gravura de Gustave Doré, 1865 Biblioteca da Ajuda/Palácio Nacional da Ajuda |
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LA CENERENTOLA OSSIA LA BONTÀ IN TRIONFO |
A CINDERELA OU O TRIUNFO DA BONDADE |
DRAMMA GIOCOSO EM DOIS ATOS DE GIOACHINO ROSSINI (1792—1868)
com Libreto de JACOPO FERRETTI (1784—1852)
TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS 25, 27, 30 de MARÇO e 1 de ABRIL às 20 horas 29 de março às 16 horas
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Direção musical Pedro Neves
Encenação Paul Curran
Responsável pela reposição da encenação Óscar Cecchi
Cenografia Pasquale Grossi
Figurinos Zaira de Vincentiis
Desenho de luz Juan Manuel Guerra
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Angelina (Cenerentola) Chiara Amarù
Don Ramiro Jorge Franco
Don Magnifico José Fardilha
Alidoro Luca Dall’Amico
Dandini Domenico Balzani
Clorinda Carla Caramujo
Tisbe Cátia Moreso
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Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular do Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Giovanni Andreoli
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A partir de 25 de março, o Teatro Nacional de São Carlos apresenta La Cenerentola, ossia la bontà in trionfo, Cinderela, ou o triunfo da bondade, dramma giocoso em dois atos de Gioachino Rossini (1792-1868), com libreto de Jacopo Ferretti baseado no conto de fadas A Cinderela, de Charles Perrault.
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Sinopse
Don Magnifico,
barão de Monfiascone, encontra-se cheio de dívidas e, para evitar a
ruína, apenas lhe resta recorrer ao casamento de suas filhas com maridos
abastados. Nos seus dias de fausto, havia desposado uma viúva que tinha
uma filha chamada Angelina. Desta união nasceram ainda duas raparigas,
Clorinda e Tisbe, criaturas arrogantes e vaidosas. Após o falecimento da
mãe, a pobre Angelina sofre os piores tratos por parte das meias-irmãs e
do padrasto. Destinada às mais humilhantes tarefas domésticas, toma o
nome de Cenerentola, a Cinderela.
Não sendo um libreto original, a verdade é que La Cenerentola
depressa fez esquecer as outras peças homónimas, vindo a converter-se
num dos maiores sucessos da música rossiniana, tendo suplantado até,
durante algum tempo, a popularidade de Il Barbiere di Siviglia.
De
uma forma global, o interesse musical desta ópera reside no melodismo
característico de Rossini, que aqui encontra um dos seus melhores
paradigmas.
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PROGRAMA EDUCATIVO DO TNSC 28 DE MARÇO às 11 horas Foyer do Teatro Nacional de São Carlos* *Lotação limitada à capacidade da sala
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| EM BREVE, NA TEMPORADA LÍRICA: |
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Teatro Nacional de São Carlos 25, 27, 29 e 30 de março e 1 de abril de 2015 |
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Teatro Nacional de São Carlos 29 e 31 de maio e 2, 4 e 6 de junho de 2015
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Teatro Camões 17, 18, 19, 20, 21, 24, 25, 26, 27 e 28 de junho de 2015
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| EM BREVE, NA TEMPORADA SINFÓNICA: |
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Centro Cultural de Belém 3 de maio de 2015
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Centro Cultural de Belém 25 e 26 de abril de 2015 |
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Teatro Nacional de São Carlos 10, 12, 17 e 19 de abril de 2015
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Teatro Nacional de São Carlos 8 e 10 de maio de 2015
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Macbeth de Giuseppe Verdi teve lotação esgotada em todas as récitas. Veja, num pequeno vídeo, um excerto dos momentos iniciais.
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Teatro Nacional de São Carlos organizou a Conferência Macbeth: Crime e Castigo no Reino da Escócia
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Na última récita de Macbeth, o Salão Nobre acolheu a tertúlia 50 anos depois do incêndio no Dona Maria II: Macbeth, o espetáculo amaldiçoado.
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