Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Sínodo: Uma oportunidade perdida?

Olá bom dia,
Esta sexta-feira trazemos para debate as oportunidades e desafios do envelhecimento, tema de um Seminário que acontece hoje no Centro Social São Romão de Carnaxide, em Lisboa.
O Programa ECCLESIA com Joana Figueiredo e Maria João Ferreira deu realce à importância de uma “pedagogia do cuidar”.         
Na atualidade da Igreja Católica está na ordem do dia a análise aos frutos do Sínodo que a Igreja Católica dedicou aos jovens.
Os dois bispos portugueses que estiveram em Roma, D. Joaquim Mendes e D. António Augusto Azevedo, salientam que sem uma aposta clara nos mais novos, este evento terá sido “uma oportunidade perdida”.
Outro evento que marcou a agenda nos últimos dias foi a conferência de tecnologia que decorreu em Lisboa, mais conhecida como Web Summit, um polo de partilha de experiências e de novas ideias para a inovação tecnológica e o empreendedorismo.
Para percebermos melhor a mais-valia deste evento, falámos com o responsável pela aplicação portuguesa católica ‘Click to Pray’, que esteve presente na edição de 2017.
Na atualidade internacional, sobressai a mensagem do Papa contra uma cultura onde sobram as armas, mas falta por exemplo a água potável para todos.
“A corrupção e os interesses de uma economia que exclui e que mata prevalecem muitas vezes sobre os esforços que, de modo solidário, deveriam garantir o acesso à água”, lamenta Francisco.
A terminar, deixamos uma proposta cultural para o fim-de-semana. Esta sexta-feira, e até dia 18 de novembro, decorre em Santarém a primeira edição do Festival de Órgão, uma iniciativa com o envolvimento da diocese local.
Uma boa oportunidade para conhecer melhor uma cidade que está a assinalar 150 anos de existência
Tenha uma excelente sexta-feira, e um ótimo fim-de-semana!
José Carlos Patrício

Sem comentários:

Enviar um comentário