Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2018

O outro dia 13 de Fátima

Bom dia a si, que nos acompanha, neste arranque de terça-feira, em que o “verão de São Martinho” parece querer fazer uma tímida aparição.
Os dias 13, como sabemos, são especiais em Fátima. De maio a outubro, certo? Bom, não é exatamente assim. O dia 13 de novembro é de Solenidade Litúrgica, com a celebração do aniversário da dedicação da Basílica da Santíssima Trindade, um projeto do arquiteto grego Alexandros Tombazis que envolveu mais de três mil trabalhadores e inclui obras dos portugueses Pedro Calapez e Álvaro Siza Vieira, além de trabalhos assinados por artistas de várias nacionalidades, entre os quais um painel de 500 metros quadrados em ouro e terracota, no interior da igreja, da autoria do padre esloveno Marko Ivan Rupnik.

Em Fátima, decorre a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. O presidente do organismo, D. Manuel Clemente, disse na abertura dos trabalhos, esta segunda-feira, que as comunidades católicas devem promover uma ação missionária “em todos os campos socioculturais”.

No Vaticano, Francisco recebeu os membros da histórica Academia Pontifícia das Ciências. O Papa pediu aos cientistas que convençam os governantes a abandonar armas nucleares e a apostar nas energias renováveis.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana dos Seminários e a ECCLESIA vai trazer até si várias histórias, como a da psicóloga que ajuda a formar futuros padres de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu. Uma experiência no seminário interdiocesano de São José com avaliação positiva.
Duas notas finais para dados de agenda: a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena vai recordar, em Lisboa, os 150 anos do início da missão evangelizadora de Teresa de Saldanha, fundadora da congregação; os Missionários Dehonianos promovem, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, uma conferência temática para preparar o II Dia Mundial dos Pobres.

Despeço-me, como habitualmente, com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário