Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Já montou o seu Presépio?

No Vaticano começa-se cedo a preparar o tempo de Advento (que tem início no dia 2 de dezembro) e foi ontem conhecido o projeto que vai ocupar grande espaço da Praça de São Pedro: um presépio, esculpido em areia vai dar corpo à recriação do nascimento de Jesus.
“1300 metros cúbicos de areia da praia veneziana vão ser prensados em caixas para criar os blocos da pirâmide, pesando 700 toneladas; o presépio é um baixo-relevo de 16 metros de comprimento, 5 de altura e 6 de profundidade, com uma área de 25 metros quadrados”.
Os responsáveis iniciam este trabalho no próximo sábado após a instalação da cobertura de proteção contra a chuva.
No dia 22 chega a árvore de Natal, este ano oferecida pela Região Friuli Venezia Giulia e da Diocese de Concordia-Pordenone, no nordeste da Itália.
Sabia que a língua gestual portuguesa foi incluída na Constituição da República como uma das línguas oficiais portuguesas a 15 de novembro de 1997? Desde então vesse dia foi consagrado como um dia nacional para fazer lembrar que, de acordo com os Censos de 2001, existem 84 172 deficientes auditivos; já um Inquérito Nacional de Incapacidades, Deficiências e Desvantagens de 1996, publicado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, existiam cerca 115 066 pessoas com deficiência auditiva e 19 172 com surdez.
Neste dia damos conta que a Basílica dos Congregados, na Arquidiocese de Braga, lançou uma app com “pequenas orações e conteúdos doutrinais” em Língua Gestual Portuguesa (LGP). O templo da Arquidiocese de Braga tem, desde fevereiro, um intérprete de LGP na catequese de adultos; desde 25 de outubro de 2016, proporciona o mesmo serviço de interpretação na Eucaristia dominical das 12h00.
Neste dia pode ainda encontrar os principais documentos que estiveram em análise na última assembleia plenária dos Bispos portugueses, que terminou ontem, com destaque para os 175 anos da fundação do Apostolado de Oração.
Ao longo desta semana a Agência Ecclesia tem publicado conteúdos sobre a semana dos seminários que está a decorrer. Os testemunhos de leigos que integram ou colaboram com as equipas formativas podem ser acompanhados aqui.
Estamos ainda a preparar um programa sobre o assunto, com reportagem de Braga, Lisboa e Leiria. Para acompanhar no domingo, na RTP2 ou visionar, à hora que lhe for mais conveniente aqui
Mas há mais para ler, ouvir e ver em www.agencia.ecclesia.pt
Encontramo-nos lá?

Sem comentários:

Enviar um comentário