Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Um mundo em perigo

Bom dia e boa semana para si,

A Igreja Católica vive hoje um dia de oração e jejum pela paz, convocado pelo Papa Francisco perante o agravamento de vários conflitos no mundo, iniciativa a que os bispos portugueses se associam em todo o país.

A jornada foi convocada na última quarta-feira, durante a Missa de abertura da XVI Assembleia Geral do Sínodo, na Praça de São Pedro, quando o Papa alertou para o cenário “dramático” da guerra.

Já este domingo, Francisco apelou a um cessar-fogo “imediato” no Médio Oriente, que ponha fim aos ataques entre Israel, Palestina, Líbano e Irão.

“Apelo à comunidade internacional para que ponha fim à espiral de vingança e para que impeça ataques como o que foi levado a cabo pelo Irão há alguns dias, que podem mergulhar aquela região numa guerra ainda maior”, acrescentou, antes da recitação do ângelus.

Horas depois, o Papa presidiu à recitação do Rosário na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, rezando pela paz num “mundo em perigo”.

O dia 7 de outubro, memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, marca também o primeiro aniversário do ataque terrorista do movimento islamita palestiniano Hamas em território israelita, que fez mais de mil mortos, na maioria civis, e 251 reféns.

De domingo, chegou ainda a notícia da convocação de um novo consistório, o décimo do pontificado, para a criação de 21 cardeais, a 8 de dezembro.

Por cá, decorre a Semana Nacional de Educação Cristã, em destaque no Programa ECCLESIA (RTP2, 15h00), onde entrevistamos Raquel e Nuno Ferreira, que são professores, pais de sete filhos e participantes ativos na comunidade de que fazem parte.

No Vaticano prosseguem os trabalhos sinodais. A esse respeito, conversei com o jesuíta Pedro Cameira, diretor espiritual da Casa da Torre – Centro de Espiritualidade e Cultura, a respeito do próximo curso sobre Discernimento em comum – formação prática em sinodalidade.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário