Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Moçambique: Bispos denunciam “fraudes grosseiras”


Foto: LUSA

Os bispos católicos de Moçambique condenam o “bárbaro assassinato” de Elvino Dias e Paulo Guambe e pedem “coragem para o diálogo e para repor a verdade dos factos”.
“Infelizmente, mais uma vez, verificaram-se fraudes grosseiras. Repetiram-se enchimentos de urnas, editais forjados e tantas outras formas de encobrir a verdade. As irregularidades e fraudes, a grosso modo impunemente praticadas, reforçaram a falta de confiança nos órgãos eleitorais, nos dirigentes que abdicam da sua dignidade e desprezam a verdade e o sentido de serviço que deveria nortear aqueles a quem o povo confia o seu voto. Desta forma, empurram o povo não só a comprovar as suas desconfianças, mas também a se questionar sobre a legitimidade dos eleitos”, afirma o episcopado Moçambicano num comunicado enviado à Agência Ecclesia.

Hoje, são inaugurados oficialmente o mosteiro e a hospedaria da comunidade trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, (Miranda do Douro). Uma celebração da eucarística, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro antecede um momento de convívio e uma visita aos espaços regulares da casa. O mosteiro possui também uma hospedaria disponível para o acolhimento dos que querem rezar ou reservar um tempo breve de retiro.

Esta tarde, pelas 18h30, o Museu de Lisboa – Santo António vai inaugurar a exposição «Santo António na Publicidade».
Das pagelas do século XIX aos anúncios das últimas Festas de Lisboa, a afetividade pelo santo popular é uma constante, como indica a nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta noite, pelas 21h00, no Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola no Porto, os «Leigos para o Desenvolvimento» vão promover, uma ação de formação sobre as atividades que vão realizar. Nesta ocasião será apresentada a organização, as missões e projetos desenvolvidos e a forma de se tornar voluntário nesta experiência além-fronteiras.

Pelas 15h00, pode acompanhar na RTP2 o programa Ecclesia que lhe traz a atualidade religiosa na Igreja Católica. Quarta-feira é também oportunidade para a rubrica da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre “Perseguidos, mas não esquecidos”.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário