Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O «flagelo da miséria e da fome»

A propósito do Dia Mundial da Alimentação que ontem se assinalou, o Papa Francisco, numa mensagem divulgada pelo Vaticano, alertou para o “flagelo da miséria e da fome” que atinge milhões de pessoas nos cinco continentes. “Que todos possam dispor de alimentos em quantidade e qualidade adequadas para si e para as suas famílias, para que cada pessoa possa ter uma vida digna e para que o doloroso flagelo da miséria e da fome no mundo seja definitivamente derrotado”, pede o Papa, num texto dirigido ao diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, e lida no Fórum Mundial da Alimentação, que decorre em Roma, até sexta-feira.

Hoje é Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e a Comunidade Vida e Paz realiza as jornadas «Motivar para a Mudança». O evento é “especial” pois celebra 35 anos de dedicação à causa das pessoas em situação de sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social.
As jornadas vão ter lugar na Torre do Tombo, em Lisboa e o principal objetivo das é promover “a partilha de experiências inovadoras e novas abordagens que permitam adaptar a intervenção às realidades emergentes”, lê-se na nota enviada à nossa redação.

Também hoje, em Aveiro, começa o XVI Fórum Nacional de combate à pobreza e exclusão social que vai debater as ameaças à democracia. A campanha e relatório da Rede Europeia Anti-Pobreza mostram que os números da pobreza têm vindo a aumentar indicando que 1 em 5 pessoas está em risco de pobreza ou exclusão social no nosso país.
Este Fórum termina amanhã e decorre na biblioteca municipal da cidade.

Ainda a propósito do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo que hoje se assinala, a Irmandade da Misericórdia e de São Roque em Lisboa, promove pelas 18h30, uma celebração na Igreja de São Roque, que será presidida por D. Manuel Clemente. No ato litúrgico rezar-se-há pelos que, “sem família, sem abrigo e sem amor”, morreram na cidade de Lisboa durante o ano que passou e que foram acompanhados pela Irmandade à sua última morada”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na RTP2, pelas 15h00 chega o programa Ecclesia. Para além da rubrica da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre “Perseguidos, mas não Esquecidos”, estará em estúdio Horácio Félix, Presidente da Comunidade Vida e Paz.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário