Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Quantas encíclicas publicou o Papa Francisco?

Olá Bom Dia

O Papa Francisco vai publicar, esta quinta-feira, a quarta encíclica do pontificado, ‘Dilexit nos’ (amou-nos), centrada na devoção ao Coração de Jesus. A Carta Encíclica sobre “o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo” é o subtítulo do documento, anunciado pelo próprio Francisco, na audiência geral do dia 5 de junho, sublinhando a importância desta tradição espiritual num mundo que “parece ter perdido o coração”.

“Julgo que nos fará muito bem meditar sobre vários aspetos do amor do Senhor que podem iluminar o caminho da renovação eclesial, mas que também dizem algo de significativo a um mundo que parece ter perdido o coração”, disse então, na Praça de São Pedro.

‘Dilexit nos’ surge depois das encíclicas ‘Lumen fidei’ (2013), que recolhe reflexões sobre a fé iniciadas por Bento XVI; ‘Laudato si’ (2015), documento que propõe uma ecologia integral, abordando questões sociais e ligadas ao meio ambiente; e ‘Fratelli tutti’ (2020), que recolher as reflexões de Francisco sobre a fraternidade e a amizade social.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa propõe um curso, em modo online, sobre «Orar com os Salmos» que tem como orientador o padre e biblista João Lourenço. O curso tem início esta quinta-feira e decorre, entre as 18h30 e as 20h00, às quintas-feiras.

Depois da introdução, o orientador vai falar sobre “Liturgia e Espiritualidade dos Salmos”; “Teologia e Antropologia Bíblica – Os momentos orantes e celebrativos da fé bíblica”; “A Tipologia dos Salmos”; “Teologia dos Salmos” e “Análise de alguns Salmos”.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pouco depois das 15h00. Depois fica disponível no site desta agência da Igreja Católica.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário