Páginas

sábado, 5 de outubro de 2024

Tempo da Criação

Bom dia e bom fim de semana!

São Francisco de Assis permanece como o grande inspirador para os autênticos movimentos ecológicos. Na liturgia católica é lembrado no dia 4 de outubro e, nesse contexto, assinala a conclusão de um tempo,  “Tempo da Criação”, que motiva crentes de diferentes confissões para o cuidado da casa comum e deveria ser uma “alavanca” para o resto do ano, como disse no programa Ecclesia, no dia de São Francisco, o franciscano frei Hermínio Araújo.

Em Portugal, a Rede ‘Cuidar da Casa Comum’ assinala com diversas iniciativas a conclusão de um mês dedicado ao Tempo de Criação 2024, que começou no dia 1 de setembro: esta sexta-feira promoveu uma Vigília Ecuménica e hoje, sábado, o Encontro anual “Também Somos Terra!”. Tudo na Igreja do Parque das Nações, próximo do Parque Tejo, como conta Jua Ambrosio.

Estes dias renovam-se apelos à paz, também pela oração e pelo jejum. O Papa Francisco desafiou a Igreja Católica a um momento de oração, e Portugal vai realizar, este domingo, essa intercessão pela paz, em sintonia com o Papa.

Os trabalhos do Sínodo mereceram um acompanhamento próximo através da reportagem da Agência ECCLESIA, ao longo da última semana, com a presença em Roma dos jornalistas Octávio Carmo e João Gralha, que continuarão a acompanhar os trabalhos sinodais, até voltar ao Vaticano, lá mais para o fim de outubro.

Votos de um bom fim de semana, na celebração da República, um tema em destaque hoje na Agência ECCLESIA e este domingo no programa 70x7 (RTP2, às 18h45), e no início da Semana Nacional da Educação Cristã.

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário