Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

«Rejoice» para cinco mil ou o essencial que foi o encontro nacional de juventude para dois jovens de São Teotónio

O Riyon tem 13 anos e está em Portugal há um ano. Nasceu na Índia e veio com a família para Portugal: as pais para trabalhar, ele e o irmão para estudar. Encontrei-o em Lisboa, na paróquia da Portela, a participar no encontro «Rise up», a reunião de jovens que da parte da manhã estiveram juntos a refletir sobre a paz.

O jovem veio participar no «Rejoice», o encontro nacional de juventude, apenas porque os pais confiaram em Inês Inácio, 22 anos, que, em inglês vai traduzindo tudo o que se está a passar para que o adolescente participe e conclua: “O encontro está a ser muito bom, sinto-me muito bem acolhido”.

Este breve encontro com os dois acompanhou-me no restante dia: dois jovens, da paróquia de São Teotónio, na diocese de Beja, oriundos de uma comunidade sem grupo de jovens, vieram em busca da alegria e comunhão que Inês afirma ter sentido em agosto de 2023.

O «Rejoice» foi para eles? Quase diria que só por eles teria valido a pena, mas claro que não. Embora a persistência, a vontade de encontrar e afirmar o seu lugar na Igreja jovem que integram, seja um sinal claro de quanto caminhar com jovens vale a pena.

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, não tem dúvidas que o caminho para a paz tem de ser feito com os jovens; o presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, D. Nuno Almeida, diz que os momentos de festa são essenciais, tais como os de acompanhamento e aprofundamento de valores e de fé nas propostas dirigidas aos jovens; e os jovens dizem-se presentes quanto a um papel ativo na Igreja.

O «Rejoice» passa agora para a Diocese de Lamego que irá acolher, ainda sem data certa, a próxima edição e mostrar que ao interior do país podem acorrer jovens para celebrar a fé e comprometidos com o futuro da Igreja e da sociedade.

Convido-o ainda a espreitar o programa 70x7: o jornalista Henrique Matos e o repórter de imagem Tiago Azevedo Mendes foram conhecer o padre dj Guilherme Peixoto que acordou os jovens no Campo da Graça, no JMJ Lisboa 2023, e entusiasmou os jovens no final de tarde do primeiro dia do «Rejoice».

A Agência Ecclesia acompanhou sábado e domingo o encontro «Rejoice», com conteúdos publicados no portal de informação e nas redes sociais que o convido a visitar, e a conhecer outros assuntos           que marcam a atualidade informativa.

Desejo-lhe uma ótima segunda-feira e uma excelente semana!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário