|
Ilustração © Zebedee Helm
|
|
Entre
1 e 23 de dezembro, o Teatro Nacional de São Carlos apresenta um
Festival de Natal que decorre em três espaços e que inclui 13 concertos
para toda a família e atividades para os mais jovens, a maioria de
entrada gratuita.
Centrado em três eixos principais — Concertos
Corais, Concertos e Oficinas para Crianças e Jovens e Concertos
Sinfónicos para Famílias — o Festival de Natal organizado pelo Teatro
Nacional de São Carlos decorre entre 1 e 23 de dezembro de 2016, em três
locais: [TNSC] Teatro Nacional de São Carlos (Sala Principal, Foyer,
cenografia), [CCB] Centro Cultural de Belém (Grande Auditório) e [EVC]
Estúdios Victor Córdon — Centro Educativo.
Com a conceção deste
Festival de Natal, o Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos,
Patrick Dickie, pretende “que o nosso trabalho possa chegar a mais
crianças e famílias, tornando o seu Natal mais especial e pleno de
música”. |
|
|
|
FESTIVAL DE NATAL CONCERTO FAMÍLIAS Teatro Nacional São Carlos 3 de dezembro, 16h |
|
|
|
|
|
|
Serguei Prokofiev Pedro e o Lobo, op. 67
Benjamin Britten The Young Person’s Guide to the Orchestra, op. 34
|
|
|
|
|
“Uma
receção pouco auspiciosa, com pouco público e que não atraiu quase
nenhuma atenção…”, eis o que Sergei Prokofiev escreveu no seu diário no
dia a seguir à primeira audição em 2 de maio de 1936 de Pedro e o Lobo,
op.67, obra que lhe fora encomendada por Natalya Sats e pelo Teatro
Central para Crianças de Moscovo e cujo propósito era o de cultivar o
gosto musical das crianças logo …no primeiro ano escolar.
Entusiasmado
com a encomenda, Prokofiev completou a partitura em apenas 2 semanas,
dela resultando uma obra musical muito divertida, construída como uma
introdução da criança à orquestra, e onde cada personagem da história é
representada por um instrumento diferente ou por um grupo de
instrumentos.
Outra obra com objetivos pedagógicos é The Young Person’s Guide to the Orchestra, op. 34 escrita por Benjamin Britten a pedido do Ministério da Educação para ilustrar a curta-metragem educacional Instruments of the Orchestra, e cuja versão sinfónica foi estreada mais tarde em Liverpool, em outubro de 1946. A obra é sub-titulada Variations and Fugue on a theme by Purcell,
uma vez que Britten se inspirou no majestoso rondeau de Abdelazer, obra
dramática deste compositor dos finais do século XVII, como tema para um
conjunto de variações onde os temas são por toda a orquestra e
posteriormente reexpostos pelos diferentes naipes da orquestra. Ao fazer
isto, Britten evidencia os diferentes timbres dos diferentes naipes da
orquestra.
Narração Pedro Wallenstein
Direção Musical Natalie Murray Beale
Orquestra Sinfónica Portuguesa Maestrina titular Joana Carneiro
M/6 |
|
|
|
|
|
|
Ilustração © André Godinho
|
|
|
|
A MINHA MÃE GANSO CONCERTO NARRADO Centro Cultural de Belém 16 de dezembro, 18h |
|
|
|
|
|
|
Maurice Ravel Suite Ma mère l’oye
O espetáculo A Minha Mão Ganso
nasce da vontade de oferecer uma viagem pela música de Ravel,
embrulhada nestas pequenas histórias e em imagens projetadas que nos
transportam para este universo. Para compor a obra Ma mère l’Oye, Maurice Ravel inspirou-se no livro de contos de Charles Perrault com o mesmo nome.
Coordenação artística de Projeto Madalena Wallenstein, Katharine Rawdon
Vídeo André Godinho
Assistente de Vídeo Bárbara Falcão Fernandes
Criação de Guião Madalena Wallenstein
Narração Natália Luiza
Figurino Marta Carreiras
Direção Musical Pedro Neves
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA Maestrina titular Joana Carneiro
PRODUÇÃO CCB/FÁBRICA DAS ARTES
COAPRESENTAÇÃO Teatro Nacional de São Carlos/Estúdios Victor Córdon
M/5 |
|
|
|
Fotografia © David Rodrigues
|
|
|
|
NATAL CONCERTO CORAL—SINFÓNICO Centro Cultural de Belém 18 de dezembro, 17h |
|
|
|
|
|
|
Maurice Ravel Suite Ma mère l’oye
Robert Shaw The Many Moods of Christmas Suite n.º 1
Piotr Ilitch Tchaikovski Concerto para piano e orquestra n.º 1 em Si bemol menor, op. 23
Originalmente
concebida por Maurice Ravel como uma peça para piano para quatro mãos
escrita para duas crianças de uma família amiga, a Suite Ma mère l’oye
foi publicada em 1910. Inspirada em contos de fadas e do imaginário
infantil de variados autores, entres ele Charles Perrault e Condessa
D’Aulnoy, a suite constituída por cinco peças, foi orquestrada por Ravel
um ano mais tarde na forma tal como é hoje ouvida.
The Many Moods of Christmas,
Suite n.º 1, pertence a uma coletânea de 4 suites de canções de Natal
compiladas no início dos anos Sessenta pelo maestro de coro
norte-americano Robert Shaw e pelo conhecido compositor e orquestrador
da Broadway Robert Russell Bennett. A suite que ouviremos neste concerto
é composta por temas tradicionais e canções natalícias escritas por
John Francis Wade e Franz Grüber.
O Concerto para Piano
Nº 1 em Si bemol maior, op. 23 de Piotr Ilitch Tchaikovsky é uma das
obras mais conhecidas deste compositor e certamente uma das mais
populares entre todos os concertos de piano. Escrito entre 1874 e
inícios de 1875, com uma orquestração viva e colorida muito ao sabor
russo, o concerto com três andamentos foi sujeito a várias revisões
antes de ser estreado em Boston, em Outubro de 1875, interpretado,
curiosamente, pelo pianista Hans von Bülow.
Piano Simon Trpceski
Direção Musical Pedro Neves
CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS Maestro titular Giovanni Andreoli
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA Maestrina Titular Joana Carneiro
M/6 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| |
Sem comentários:
Enviar um comentário