Páginas

sábado, 4 de julho de 2015

Newsletter nº 6 - Junho 2015



Boletim Informativo


JUNHO 2015




NOVA PARAGEM DE AUTOCARROS EM AZINHEIRA DOS BARROS

A Junta de Freguesia iniciou a construção da nova paragem de autocarros em Azinheira dos Barros. Esta paragem, localizada no mesmo local da anterior, pretende substituir a antiga paragem, que há muito tinha deixado de servir com qualidade os utentes do autocarro. O projeto, da autoria da arquiteta Rita Patinha, recria uma pequena casa alentejana, com barras azuis, e com o detalhe de uma chaminé redonda, à semelhança da chaminé tradicional de Azinheira dos Barros. Para além disso, terá um telhado à antiga, com uso de barrotes tratados. Na construção foram respeitados todas as limitações, incluindo o ajuste ao espaço físico de se localizar no centro da aldeia, e as pré-existências, como portas, janelas e afins.

CAIXAS DE CORREIO PARA MONTES NA ÁREA DO LOUSAL

A Junta de Freguesia, em parceria com os Correios de Portugal, instalou junto à delegação da Junta no Lousal um conjunto de 16 caixas de correio, no modelo BRIC.
Estas caixas de correio vêm colmatar uma falha existente há vários anos e que permite a quem vive nos montes junto ao Lousal o acesso a este serviço. Relembre-se que a Junta de Freguesia já construiu uma estrutura semelhante no Viso, que servem toda aquela área, nas Brunheiras, para a zona serrana intermédia, em Azinheira dos Barros, que serve a área do Sado e os montes próximos de Azinheira dos Barros, sendo esta a quarta estrutura do género. Desta forma, toda a Freguesia fica coberta com sistema de distribuição de correio, permitindo que todos os residentes na Freguesia usem a morada de residência sem se deslocar mais que 10km até ao ponto do correio.
 


LIMPEZA DOS MONUMENTOS MEGALÍTICOS DA FREGUESIA

O povoamento humano no território da Freguesia de Azinheira dos Barros deixou vestígios milenares, entre os quais vários monumentos megalíticos com mais de 5 mil anos. Estas sepulturas, duas das quais classificadas como património nacional, integram o circuito megalítico do Centro de Ciência Viva do Lousal, e são um atrativo de visitas frequentes de turistas. Assim, e porque consideramos essencial assegurar que os monumentos devem estar sempre visitáveis, a Junta de Freguesia, em cooperação com o Centro de Ciência Viva do Lousal e o Hotel Santa Bárbara dos Mineiros, sob a orientação técnica do arqueólogo Nuno Inácio, procede a duas limpezas anuais aos monumentos, tendo a última acontecido neste último mês.



REFORÇO DA INFORMAÇÃO TURÍSTICA NA FREGUESIA

Ao longo do último mês foram sendo substituídas várias placas informativas em toda a Freguesia de forma a melhorar a comunicação com os visitantes e com quem procura as nossas belezas naturais e edificadas. Na zona de São Mamede foram colocadas placas indicativas da Igreja, seguindo-se agora a colocação de um painel informativo sobre as ruínas da Igreja, cuja classificação como património histórico se aproxima do final. Na zona do Sado foi construído um totem com fotografias do Rio em todos os meses do ano. Nas paragem de autocarros das Brunheiras foi colocada uma nova estrutura usando a imagem da Pata do Cavalo como referência. Em Azinheira dos Barros foi substituída a estrutura informativa em frente à Igreja Matriz, e na entrada da aldeia, tendo em conta as descobertas feitas na investigação sobre os 500 anos da paróquia, e foram colocadas novas estruturas no futuro jardim António Pereira Barradas. E no Lousal, graças à parceria entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, o CCV e a SAPEC serão colocadas placas indicativas em toda a aldeia, e placas toponímicas em todos os bairros.

AINDA SE LEMBRA?


APEADEIRO DO LOUSAL


PARAGEM DE AUTOCARROS DAS BRUNHEIRAS


DESASSOREAMENTO DA RIBEIRA DO LOUSAL


CHAFARIZ DE SÃO JORGE



Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.


Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão
Rua João de Deus n.º 1, 7570 - 003, Azinheira dos Barros
Tel: 269 594 133 Fax: 269 594 106

Sem comentários:

Enviar um comentário