Páginas

sábado, 4 de julho de 2015

Índia: Escolas cristãs em greve em repúdio à violência contra as mulheres

Iniciativa promovida pelo arcebispo de Raipur, Dom Victor Henry Thakur, após o estupro de uma freira em junho

Roma, 02 de Julho de 2015 (ZENIT.org)

Todas as instituições educacionais cristãs do estado indiano de Chhattisgarh permaneceram fechadas por um dia "para aumentar a consciencialização sobre a segurança das mulheres no país", conforme notícia da agência Asia News, explicando que a "greve" foi convocada por Dom Victor Henry Thakur, arcebispo de Raipur, após o estupro de uma freira, que foi drogada e agredida por dois desconhecidos na noite do dia 19 de junho.

A iniciativa contou com a adesão de cerca de trinta instituições de ensino que pertencem à Igreja do Norte da Índia (que representam os anglicanos e os protestantes) e muitas outras instituições privadas do Estado de Chhattisgarh. "É um fechamento simbólico e de protesto, para expressar a nossa dor e nossa tristeza pelo que aconteceu, que não é uma questão de menor importância”, disse Dom Thakur.

"É um problema que afeta a sociedade civil - acrescentou o arcebispo - e estamos encorajados pelo apoio e solidariedade que a Igreja Católica está recebendo de todas as comunidades cristãs e até mesmo da sociedade secular". De acordo com o prelado, "a sociedade civil está ‘chocada’ e indignada com a violência". Ele pediu às autoridades para continuar as investigações a fim de fazer justiça em breve.

O Arcebispo de Raipur disse também que ele conheceu a freira que foi violentada: "Sua fé é inabalável”. Apesar do trauma sofrido, “a sua dedicação e o seu compromisso com a missão são inabaláveis. É corajosa e continuará no serviço desinteressado pela dignidade e igualdade das mulheres".

O arcebispo espera que os culpados sejam identificados "porque há indícios fortes dos responsáveis ​​por esses crimes hediondos”. 



Sem comentários:

Enviar um comentário