Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Um dia de pausa por Alpiarça

Bom dia!

Foto: João Cláudio Fernandes

Uma viagem pela história e cultura, com cavalos e vinho à mistura. Foi esta a proposta para o passeio anual dos colaboradores dos diversos serviços da Conferência Episcopal Portuguesa, que se realizou esta quinta-feira. A imagem que vê acima foi registada no final do encontro e mostra os participantes deste dia de convívio, incluindo a equipa (representada quase na totalidade) da Agência ECCLESIA.

Este ano, Alpiarça, em Santarém, foi o lugar escolhido para visitar, tendo o grupo começado por conhecer a Quinta da Lagoalva, assistido a uma demonstração Dressage com cavalos puros lusitanos e tido a oportunidade de, ao almoço, poder experimentar os vinhos da Colheita Branco, Tinto e Rosé e azeite Lagoalva.

Durante a tarde, o passeio prosseguiu na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, que foi residência de José Relvas, que proclamou a República a 5 de outubro de 1910. Uma casa que respira arte, já que nela se encontra o núcleo principal de obras da coleção desta figura da história portuguesa. Fica o convite para descobrir estes dois locais!

A visita a Alpiarça foi um pretexto para uma dose de boa conversa e boa disposição, muitas gargalhadas, música e tempo de confraternização entre as mais de 50 pessoas dos diversos serviços da CEP, algo que, ao longo do ano, por vezes, fica de lado com a azáfama do quotidiano e as diferentes responsabilidades.

Apesar do passeio, o site da Agência ECCLESIA manteve-se atualizado. O Papa condenou a “veemência diabólica” da guerra no Médio Oriente, manifestando solidariedade aos cristãos da região. Já num Encontro Internacional “Sacerdotes felizes”, organizado pelo Dicastério para o Clero por ocasião do Jubileu, Leão XIV pediu que os padres testemunhem a alegria da fé, com a sua vida.

No Programa Ecclesia desta quinta-feira, na RTP2, o jornalista José Manuel Rosendo, mestre em Relações Internacionais, afirmou que as Nações Unidas são a organização que tem de mediar a guerra de Israel na Faixa de Gaza, e definir os dois Estados, o israelita e da Palestina. Uma conversa para ver e ouvir aqui.

Hoje celebra-se o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. “Avivemos os sacerdotes, no nome do qual conhecemos a voz, nos laços que geraram connosco, na condição em que se encontram hoje e coloquemo-los todos no Sagrado Coração de Jesus. Guardados, acolhidos, confortados e recolhidos. Coração de sacerdote no Coração de Jesus”, pediu o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, numa nota pastoral.

Para terminar: convido-o a assistir a mais uma emissão do Programa ECCLESIA, pelas 15h, na RTP2.

Desejo-lhe uma ótima sexta-feira!

Leonor João

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário