Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2025

Bom São João

Bom dia, paz e bem!!


Foto: Agência ECCLESIA/CB

A Igreja Católica celebra hoje a festa litúrgica do nascimento de São João Batista. As festas joaninas, que, normalmente, têm um programa religioso associado, marcam estes dias em muitas regiões de Portugal – mais de 30 concelhos, em vários distritos de norte a sul e ilhas. Das mais conhecidas no Porto e Vila Nova de Gaia, Sobrado (Valongo), Braga e Vila do Conde, Figueira da Foz, e, claro, às menos, como no Vale da Amoreira, na Paróquia da Baixa da Banheira.

No Programa ECCLESIA desta terça-feira, 24 de junho, temos uma entrevista com o padre Júlio Rocha, da Diocese de Angra (Açores), em torno das Sanjoaninas, na Ilha Terceira. A não perder, pelas 15h00, na RTP2.

Uma solenidade dedicada a João Batista que é, com a Virgem Maria, o único santo de quem a Liturgia Católica celebra o nascimento (as festas litúrgicas assinalam-se, por norma, na data da morte). O Evangelho apresenta-o como primo de Jesus Cristo e o último dos profetas. Mais informações no site do Secretariado Nacional de Liturgia.

O Vaticano está a acolher, até sexta-feira, três eventos jubilares, que envolvem mais de 6 mil pessoas: seminaristas, bispos e padres de todo o mundo.

“Quando falamos de um jubileu trata-se, fundamentalmente, de avivarmos as nossas primeiras pegadas, os nossos primeiros passos e, portanto, acaba-se também por exprimir e o sentir a alegria dos primeiros entusiasmos”, assinalou D. Vitorino Soares (reitor do Seminário Maior do Porto), presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), da Igreja Católica em Portugal, à Agência ECCLESIA.

Hoje, é Dia Nacional do Cigano. Em declarações à Agência ECCLESIA, nas Jornadas Pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa, o diretor da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC) assumiu a intenção de envolver estas comunidades no processo sinodal que a Igreja Católica está a viver. Vale a pena recordar aqui. Ou aqui, no Programa ‘70x7’, de domingo.

“Como eles não foram ouvidos na primeira fase, queremos agora constituir grupos sinodais no sentido de os escutar, ver quais são os seus problemas; quando visito os acampamentos, mostra-se uma grande disponibilidade em também ouvir e também se quererem envolver”, disse Hélder Afonso.

Um bom São João para todos, e votos de uma boa terça-feira. Se estiver pelo Porto, a fotografia é nas Fontainhas, tem uma cascata e uma oração a São João Batista.
Vamos estar em www.agencia.ecclesia.pt, como todos os dias do ano.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário