Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2025

800 anos do Cântico das Criaturas – um ensaio fotográfico no 7MARGENS

$$post_title$$

Da autoria de Miguel Veiga

 | 20/03/2025

Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana, viveu entre 1182 e 1226. Dele é o Cântico das Criaturas, também conhecido pelo Cântico do Irmão Sol, uma oração de louvor que é considerada um dos primeiros grandes poemas do italiano contemporâneo – tão inspirador que o Papa Francisco a usou como referência para a sua encíclica Laudato Si’, sobre o ambiente e a casa comum.

Durante o ano de 2025, celebram-se os 800 anos do Cântico. Com esse pretexto, o 7MARGENS publicará, a partir da próxima segunda-feira, 24 de março, um ensaio fotográfico sobre o poema, que reproduzirá também os diferentes versos do Cântico na sua versão original e na tradução portuguesa, acompanhados de uma fotografia e uma pequena frase.

“Oxalá esta ideia sirva para também outras pessoas louvarem a Deus”, diz Miguel Veiga, autor da ideia e das fotos que serão publicadas semanalmente, às segundas-feiras, acompanhando o texto composto pelo Poverello.

Não é a primeira vez que Miguel Veiga colabora com o 7MARGENS com fotografias. Além de colaborações esporádicas, o fisioterapeuta e fotógrafo amador cedeu muitas das suas fotografias para acompanhar os textos dos ensaios de Luigino Bruni que publicámos, alternando com outros colaboradores. Um dos exemplos são os textos da série “O Mercado e o Templo”.

Este novo projeto sobre o Cântico das Criaturas será mais uma forma de olharmos para o planeta, para aquilo que, como humanidade, estamos a fazer e para a urgência de cuidarmos da Criação como a nossa casa comum. A partir de segunda-feira, no 7MARGENS.

Francisco de Assis, Monserrat

Imagem de S. Francisco de Assis no mosteiro de Monserrat, Catalunha. Foto © Miguel Veiga

(Foto de destaque: Vista parcial da cidade de Assis, onde Francisco nasceu e viveu. Foto © Miguel Veiga.)



Sem comentários:

Enviar um comentário