
Ecumenismo
Foi um dos compromissos assumidos na última assembleia do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC): reforçar as iniciativas ecuménicas, em particular em prol do cuidado com a Criação e a Casa Comum. Compromisso esse que irá traduzir-se, entre outras coisas, na criação de uma aplicação web para reduzir a pegada de carbono e na preparação conjunta do Tempo da Criação 2025, adianta o COPIC em comunicado enviado ao 7MARGENS.
“Em colaboração com a Aliança Evangélica, a Conferência Episcopal e a organização ambiental A Rocha e no âmbito do Projeto Eco-Igrejas Portugal, será lançada uma aplicação web visando a diminuição da pegada carbónica das Igrejas, suas comunidades e instituições, através de certificação própria”, pode ler-se no texto.
Vai também ser constituído “um grupo de trabalho ecuménico visando a preparação conjunta e a promoção do Tempo da Criação 2025 que, com o tema ‘Paz com a Criação’, terá lugar de 1 de setembro a 4 de outubro com iniciativas de oração e de ação pela Criação”, adianta o comunicado.
Edição revista da Carta Ecuménica apresentada em abril
Os representantes das Igrejas que integram o COPIC (Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal e Igreja Evangélica Alemã do Porto) estiveram reunidos através de videoconferência no passado sábado, 22 de março, tendo aprovado um plano de atividades que contempla o reforço do diálogo e da cooperação com as restantes Igrejas em Portugal, particularmente no contexto da celebração do aniversário dos 1700 anos do Credo de Niceia (325-2025).
No âmbito deste aniversário, está prevista para o dia 14 de junho (véspera do domingo da Trindade), na Catedral Lusitana de S. Paulo, em Lisboa, uma celebração ecuménica comemorativa.
Também neste âmbito, o COPIC irá promover em português a edição revista da Carta Ecuménica, a qual será oficialmente apresentada a nível europeu, em abril próximo, na Lituânia, pela Conferência Europeia de Igrejas (CEC) e pela Igreja Católica.

Os representantes das Igrejas que integram o COPIC estiveram reunidos através de videoconferência no passado sábado, 22 de março. Foto © COPIC
Apelo ao voto e aposta na integração
A nível social, antevendo o ciclo de eleições a que os portugueses serão chamados nos próximos meses e reconhecendo o “contexto de desgaste político e cansaço por parte dos eleitores”, o COPIC expressa ainda neste comunicado o seu apelo a um “renovado compromisso cívico e político de todos os portugueses e consequente participação nos diversos atos eleitorais, na consciência de que o voto é não só um direito como um dever cívico promotor da liberdade e da democracia”.
E, sem adiantar outros pormenores, revela que “o cuidado no acolhimento e integração dos migrantes motivará ainda a criação de um projeto ecuménico capaz de promover a interculturalidade e o bem-estar entre as pessoas na sociedade portuguesa”.
Sem comentários:
Enviar um comentário