Páginas

sábado, 15 de março de 2025

1 mês, um novo dia, e o convite a «desarmar a linguagem»

Bom dia, paz e bem!!

Papa: “situação estável” e recuperação “lenta”, “tempo para que as melhoras se consolidem”.

O Vaticano, no final de tarde desta sexta-feira, informou que é “provável que os boletins se vão espaçando no tempo”, e vamos deixar de saber como é que o Papa passou a noite. A breve nota diária matinal vai deixar de ser emitida. Francisco está internado há um mês, foi no dia 14 de fevereiro, que deu entrada no Hospital Gemelli, em Roma.

O secretário de Estado do Vaticano desejou que o Papa possa regressar “em breve”, na Missa que presidiu pelo pontifíce, ontem, na Capela Paulina do Palácio Apostólico.

O cardeal Pietro Parolin perante os membros do corpo diplomático dos cinco continentes acreditado junto da Santa Sé convidou a “desarmar a linguagem”.

“A mão é armada pelo coração e a mão é também armada pela boca, porque já dissemos muitas vezes que, para procurar a paz, é preciso antes de mais desarmar a linguagem: não usar uma linguagem agressiva, não usar uma linguagem ofensiva para com os outros, porque é aí, recorda-nos o Senhor, que começa a guerra.”

O colaborador do Papa Francisco afirmou que “as guerras que eclodem no mundo, as guerras que ensanguentam o nosso planeta e que nós, com a nossa diplomacia, tentamos evitar em primeiro lugar e depois, eventualmente, também resolver, concluir, não têm origem em campos de batalha”.

Ontem, o presidente da Ucrânia divulgou que conversou com o secretário de Estado do Vaticano, desejando “rápida recuperação” ao Papa e agradeceu os esforços da Santa Sé em favor da paz.

«A voz da Santa Sé é muito importante no caminho para a paz» - Volodymyr Zelensky

A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) promove o encontro ‘Praça Central’, onde vai debater “os desafios humanos” na era da inteligência artificial, este sábado, em Braga.

A diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Mara de Sousa Freitas, explicou que é preciso ver as ferramentas de IA ao serviço da sociedade, “não esquecendo que existem riscos associados pelo mau uso, como toda a tecnologia que nós conhecemos até hoje, e que a única forma de capacitarmos ou de, talvez, combatermos esse mau uso é pela formação de consciências morais”

“O desafio é permanecer humano, a decisão sobre o que é feito, como é que é feito, que orientações é que os sistemas têm no âmbito da previsibilidade, das recomendações, no âmbito da criação de perfis, qual é a informação que nós queremos introduzir para que a finalidade última seja boa, e aí estão os valores inscritos.”

A conversa com Mara de Sousa Freitas já esteve em destaque no Programa ECCLESIA, deste sábado na rádio Antena 1. E fica também disponível online.

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, lamentou que tenha sido impossível encontrar um “entendimento” entre partidos políticos para evitar a queda do Governo e a convocação de novas eleições legislativas, à Agência ECCLESIA.

“Eu sou daqueles que acreditam profundamente no diálogo, que acreditam de que uma boa conversa nos pode transportar e conduzir a portos inesperados. Lamento que isso não tenha sido possível.”

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou esta quinta-feira uma nova dissolução do parlamento nacional e a convocação de eleições antecipadas; o chefe de Estado já tinha dissolvido a Assembleia da República em dezembro de 2021 e em 9 de novembro de 2023.

Declarações de D. Rui Valério à margem do encontro ‘A Igreja, Lugar de Esperança’, que debateu a ação da Igreja no acolhimento e integração de pessoas migrantes.

Ao longo deste dia não perca as notícias e novidades da Igreja e da sociedade, em www.agencia.ecclesia.pt. Não se esqueça de passar pela nossa agenda/calendário é um fim de semana cheio.

Vamos já olhar para amanhã, Dia da Liberdade de Informação: no Programa ECCLESIA (06h00), na Antena 1 da rádio pública, ainda vamos olhar para o pontificado de Francisco, no contexto dos 12 anos de eleição, com a jornalista Clara Raimundo, do jornal digital ‘7MARGENS’; este domingo começa a Semana Nacional Cáritas 2025, e na entrevista conjunta Ecclesia/Renascença viajamos até à Madeira, para falar com a Cáritas Diocesana do Funchal.

Já no madrugador Programa ‘70X7’, que passa pelas 07h30 na RTP2, o destaque é para Diocese da Guarda e para a ordenação episcopal do seu novo bispo, D. José Miguel Pereira. O novo bispo sucede a D. Manuel Felício, após 20 anos de serviço às comunidades locais.

Votos de um bom fim de semana, também na nossa companhia,
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário