
Vídeo revela
Um vídeo que acaba de ser divulgado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) mostra que a Catedral de Cartum (capital do Sudão) foi “profundamente vandalizada e destruída” ao longo dos últimos dois anos, em que a cidade esteve ocupada pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido.
As imagens – que podem ser vistas abaixo – não deixam margem para dúvidas. No edifício que é a sede daquela arquidiocese católica, e que se sabe agora ter sido usado como arsenal de armas, tudo foi destruído: altares, capelas, o presbitério… No meio do lixo, de cadeiras partidas e de outro mobiliário, sobressai uma imagem de Jesus que terá sido arrancada da cruz.
Na sequência da recente reconquista da capital pelo exército do país, este vídeo enviado à AIS reflete “o impacto do conflito nos locais de culto e no património cultural do Sudão, no meio de um conflito devastador, que provocou uma crise humanitária maciça, com 12 milhões de pessoas deslocadas – a maior do mundo”, alerta Maria Lozano, diretora de comunicação da Fundação AIS Internacional.
Perante esta situação, acrescenta Maria Lozano, “a Fundação AIS apela às orações da comunidade internacional e dos fiéis pela paz no Sudão, um país que tem sofrido tremendamente devido a este conflito armado e à instabilidade política”, que parece longe de terminar.
Sem comentários:
Enviar um comentário