Páginas

terça-feira, 25 de março de 2025

Recetividade

Bom dia!

Foto: Agência ECCLESIA/HM

E agora? Uma pergunta que deve ter soado em muitas comunidades após a segunda sessão do Sínodo, em outubro do ano passado. Aos poucos e poucos, começam a surgir iniciativas que mostram que o processo sinodal não acabou, como é o caso da Diocese de Setúbal, que desde fevereiro promove encontros vicariais para implementar as conclusões do documento final.

A Igreja de Santo André, Barreiro, acolheu este domingo o encontro da Vigararia (conjunto de paróquias) de Barreiro-Moita, penúltimo de uma série lançada pelo bispo diocesano. O padre José Pinheiro, responsável da Comissão Sinodal Diocesana, em Setúbal, afirmou que tem encontrado “recetividade” por parte das comunidades católicas. “As experiências foram muito positivas, foram muito ricas, sentiu-se que as pessoas tiveram espaço para falar, para rezar”, referiu.

A equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, da Igreja Católica em Portugal, lembrou que o prazo para apresentação de pedidos de compensação financeira termina a 31 de março. “As Comissões Diocesanas permanecerão disponíveis para acolher e escutar as vítimas e para receber pedidos de compensação financeira após o término desse período formal”, refere a nota, assinada por Carla Rodrigues, presidente do organismo.

Gabriel Albuquerque, professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e autor do livro ‘Ao Leme de Portugal’, foi o convidado desta segunda-feira no Programa ECCLESIA, num momento em que os portugueses são novamente convocados para eleições legislativas. O docente defendeu que os políticos se deveriam centrar nos problemas reais que afetam os cidadãos no quotidiano, beneficiando a democracia.

Fora de âmbito nacional, o Vaticano lançou um novo documento que apela à promoção de uma “verdadeira Pastoral da Vida Humana”, nas comunidades católicas, assinalando o 30.º aniversário da encíclica ‘Evangelium vitae’ (O Evangelho da vida), de São João Paulo II. O organismo da Santa Sé desafia os católicos a “promover iniciativas concretas que ofereçam alternativas concretas ao aborto, à fertilização in vitro, à eutanásia e ao suicídio”.

Para hoje, saiba que a igreja diocesana de Setúbal celebra o jubileu do mundo da arte e da cultura. O bispo diocesano, D. Américo Aguiar, preside à celebração da Eucaristia onde vai falar aos artistas e pelas 19h00 acontece a visita ao Tesouro da Sé guiada pelo padre Rui Rosmaninho. 

E agora um convite.Tem férias marcadas para julho? D. Manuel Clemente vai acompanhar a visita à Catedral de Notre-Dame, numa viagem que decorre de 10 a 14 do referido mês para conhecer as obras de restauro efetuadas durante seis anos, assim como outros locais emblemáticos de Paris. Conheça o programa aqui.

Desejo-lhe uma ótima terça-feira!

Leonor João

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário