Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Sínodo... o momento de executar

Foto: Synod.va

Francisco publicou ontem uma “nota de acompanhamento” do documento final da XVI Assembleia Geral do Sínodo, encerrada em outubro deste ano, sublinhando o seu valor como “magistério” pontifício e a necessidade de implementação nas comunidades católicas.
“Reconhecendo o valor do caminho sinodal concluído, entrego agora a toda a Igreja as indicações contidas no documento final, como restituição do que amadureceu ao longo desses anos, por meio da escuta e do discernimento, e como orientação autorizada para sua vida e missão”, escreve o Papa que lembra ainda que “a conclusão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos não põe fim ao processo sinodal”.

«Inteligência Artificial em Conflitos Internacionais». Este tema vai estar esta noite em foco na Capela do Rato, onde será desenvolvido, pelas 21h30 pelo jesuíta Afonso Seixas Nunes. Este sacerdote tem feito investigação sobre “a legitimidade internacional de novas tecnologias de guerra e mais recentemente a problemática dos sistemas automáticos/autónomos armados”.

À mesma hora mas em Leiria, no auditório da Escola Superior de Saúde de Leiria, Isabel Galriça Neto fala do que é afinal “A boa Morte”. Esta médica com vasta experiência em medicina geral e familiar e cuidados paliativos, abordará temas como os preconceitos em torno da morte, questões éticas relacionadas ao fim da vida, eutanásia, suicídio assistido e a importância dos cuidados paliativos nesta “conversa” em torno das questões do fim da vida.

Projeto DIO 500, promovido pela Diocese de Angra, realiza a partir de hoje e até sexta-feira, na ilha Terceira, em Angra, e na Praia, quatro palestras sobre ‘O Património Religioso e os seus agentes’. Pretende-se que esta jornada seja um misto de aprendizagem e partilha de experiências sobre o que corre bem e o que corre menos bem na proteção dos bens culturais da Igreja através do conhecimento, informa a nota divulgada pelo sítio online ‘Igreja Açores’.
DIO 500, é um projeto de investigação histórica e patrimonial da Diocese de Angra no âmbito da comemoração dos 500 anos desta Diocese (1534-2034).

Na RTP2 pelas 15h00 pode contar com a companhia do programa Ecclesia e com os principais temas que marcam a atualidade religiosa.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário