Mais de 150 mortos em Valência
Juliana Batista e 7M/Religión Digital | 31 Out 2024
Na sequência das chuvas torrenciais que devastaram a região de Valência, em Espanha, na última terça-feira, 29 de outubro, o Papa Francisco manifestou a sua solidariedade e proximidade para com as vítimas, através de um vídeo dirigido a Luis Argüello, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE). Já há pelo menos 158 mortos, segundo os últimos dados divulgados pelo El País ao final da tarde desta quinta-feira: 155 na região valenciana e três outros na Andaluzia e em Castela-Mancha.
“Quero exprimir a minha proximidade ao povo de Valência. Estou próximo deles neste momento de catástrofe”, refere Francisco, na mensagem que a CEE decidiu tornar pública, através das redes sociais. O bispo de Roma pede a Luis Argüello, também arcebispo de Valladolid, que desde essa diocese faça chegar ao povo valenciano a sua mensagem de proximidade e oração — “Eu rezo por eles. Que Deus vos abençoe a todos”, diz o Papa.
Em nome do episcopado, Luis Argüello e Francisco Magán, secretário-geral da CEE, enviaram uma mensagem a Enrique Benavent, arcebispo de Valência, e a Julián Ros, administrador diocesano de Albacete, manifestando a sua proximidade após a catástrofe. “As nossas sinceras condolências pelas perdas humanas, bem como a nossa proximidade e orações por todos aqueles que sofrem danos materiais ou físicos causados por este tipo de situações catastróficas”, escreveram. Através da rede social X (antigo Twitter), Luis Argüello, expressou também “o compromisso de ajuda da CEE”.
Cáritas local promove apoio a desalojados
A Cáritas Valenciana veio lamentar, entretanto, as mortes naquela comunidade autónoma, colocando-se “à disposição das administrações públicas para tudo o que lhe for solicitado”. Neste momento, a organização está a coordenar-se com o município de Valência para apoiar as pessoas que foram alojadas em L’Alqueria del Basket e no Complexo Municipal de La Pechina.
Segundo a mesma nota, a Cáritas Valência também está a trabalhar para apoiar as Cáritas paroquiais nas áreas mais afetadas, para que possam atender as pessoas afectadas. Por sua vez, a Cáritas Albacete está presente em Letur — outra localidade fortemente atingida por inundações — através da sua equipa paroquial, dando uma resposta imediata às pessoas e famílias afectadas, em coordenação com os serviços de emergência e do município.
Ao Religión Digital, a diretora da Cáritas Diocesana de Albacete, Rosa García, assegurou que “a situação é muito complexa, o acesso à cidade é complicado, e é necessário trabalhar de forma coordenada para que todos os recursos que possamos colocar à disposição das pessoas afetadas cheguem até elas da forma mais eficaz possível”.
Judeus e evangélicos apoiam vítimas
As entidades judaicas expressaram a sua solidariedade “com as pessoas que perderam as suas casas e meios de subsistência”, também de acordo com o Religión Digital. “Estendemos a nossa solidariedade a todos os valencianos e agradecemos aos membros e forças de segurança do Estado envolvidos no trabalho de resgate e assistência pelo seu trabalho impecável”, sublinha a Federação das Comunidades Judaicas de Espanha (FCJE).
Já a Federação das Entidades Evangélicas de Espanha (Ferede) expressa o “apoio às igrejas locais e aos Conselhos Evangélicos regionais e provinciais próximos das áreas mais afetadas, que estão a recolher fundos, oferecendo os seus locais de culto, instalações e recursos, para acolher e ajudar de forma prática as pessoas e famílias que possam precisar”.
De acordo com um recente balanço das autoridades, pelo menos 158 pessoas morreram desde terça-feira devido ao fenómeno meteorológico, que os espanhóis apelidam de “Dana”, que fez com que o equivalente a um ano de chuva caísse em cerca de oito horas. A grande maioria das mortes ocorreu em Valência. As chuvas torrenciais afetaram o Sul e o Leste de Espanha. Neste momento, decorrem as buscas e os trabalhos de resgate de um número indeterminado de pessoas que se mantêm desaparecidas.
Texto redigido por Juliana Batista/revista Fátima Missionária, ao abrigo da parceria com o 7MARGENS, com informação complementar do Religión Digital.
Sem comentários:
Enviar um comentário