Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

A sinodalidade é “absolutamente decisiva” para o futuro da Igreja

Olá Bom Dia

O teólogo e ensaísta checo Tomás Halík disse à Agência ECCLESIA que a sinodalidade é “absolutamente decisiva” para o futuro da Igreja, apontando à necessidade de uma abordagem ecuménica dos desafios do Cristianismo.

“A sinodalidade é o mais importante, porque deve ser a forma da Igreja. O Papa Francisco disse que a sinodalidade é uma nova forma de ser cristão, é uma nova forma de ser Igreja no nosso mundo”, referiu o sacerdote, que apresenta em Portugal a sua nova obra, ‘O sonho de uma nova manhã. Cartas ao Papa’ (Ed. Paulinas).

O autor sublinha que, num mundo marcado pela desconfiança relativamente às instituições, “as pessoas precisam de alguém que as acompanhe com respeito, que as escute, não apenas para ter todas as boas respostas para todas as perguntas”.

A Diocese de Vila Real vai celebrar os 100 anos da dedicação da sua Sé no dia 24 deste mês, mas hoje, pelas 21h00 haverá um concerto comemorativo desta efeméride com “Missa em Ré Maior” de Antonín Dvorák.

No domingo, o bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, vai celebrar, pelas 16h30, a eucaristia na Sé, mas pelas 15h00 o professor Vítor Teixeira vai proferir uma conferência sobre «A Igreja de São Domingos de Vila Real: de Igreja conventual a Catedral da diocese. História. Arte. Património», no Auditório do Conservatório Regional de Música de Vila Real.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pouco depois das 15h00. Depois fica disponível no site desta agência da Igreja Católica.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário