Páginas

domingo, 17 de novembro de 2024

Dia Mundial dos Pobres 2024

Bom dia, paz e bem!!

É hoje, o Dia Mundial dos Pobres 2024. 17 de novembro. «A oração do pobre eleva-se até Deus», é o tema.

“O Dia Mundial dos Pobres tornou-se um compromisso na agenda de cada comunidade eclesial. É uma oportunidade pastoral que não deve ser subestimada, porque desafia cada fiel a escutar a oração dos pobres, tomando consciência da sua presença e das suas necessidades” – Papa Francisco

O Papa, que almoça com 1300 pessoas e entrega casas a vítimas da guerra na Síria, na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres assinala que este dia é também uma “ocasião propícia para realizar iniciativas que ajudem concretamente os pobres, e também para reconhecer e apoiar os numerosos voluntários que se dedicam com paixão aos mais necessitados”.

O presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado considerou que o Dia Mundial dos Pobres, convocado pelo Papa, é um desafio ao compromisso social e espiritual das comunidades católicas, junto de quem sofre.

“Muitas, muitas noites antes de adormecer falei a Deus dos pobres que encontrei durante o dia e isto foi fazendo parte da minha conversão pessoal. Neste diálogo com Deus, sentia que ia crescendo na minha fé”, acabou de partilhou Eugénio Fonseca, antigo presidente da Cáritas Portuguesa, no Programa ECCLESIA transmitido esta manhã, na rádio Antena 1.

Neste “dia de reflexão”, o patriarca de Lisboa preside hoje à Missa no Bairro do Zambujal, na Amadora, e encontrar-se com pessoas em situação de sem-abrigo nas ruas da capital.

“Aquilo que é importante no dia dedicado aos pobres é, em primeiro lugar, que todos nós, a sociedade no seu todo, se consciencialize desse flagelo”, disse D. Rui Valério, à Agência ECCLESIA.

Rita Valadas é a convidada da entrevista conjunta Ecclesia/Renascença, deste domingo. A presidente da Cáritas Portuguesa convida a olhar para a realidade concreta de cada pessoa em necessidade; esta organização da Igreja Cáritas lança hoje a campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’.

No Vaticano, o Papa recebeu o Conselho Nacional da Juventude de Itália, por ocasião do seu 20º aniversário, apelou à esperança que “nunca desilude”. E foi publicada também uma carta de Francisco para “a memória nas Igrejas particulares dos seus Santos, Beatos, Veneráveis ​​e Servos de Deus”. 9 de novembro, guarde este dia na sua agenda.

Este sábado, a reportagem da Agência ECCLESIA esteve na conferência ‘Igreja e fidelidade ao Evangelho – que problemas? Que caminhos?’, do teólogo italiano Andrea Grillo, na UCP Lisboa; o jornalista João Miguel Tavares fez síntese final dos trabalhos. E no Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora da Supra-Região Portugal, em Fátima. Mais de 1300 pessoas de Portugal e países africanos de língua portuguesa.

Sugerimos uma visita ao Santuário de Cerejais, “expressão da mensagem de Fátima no nordeste”, que alia património edificado e obras de arte à natureza, em Alfândega da Fé, Diocese de Bragança-Miranda.

A não perder o programa ‘70X7’, deste domingo, na RTP2, pelas 17h35: 15 de novembro, foi o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Sabia que, desde 2013, o Santuário de Fátima começou a introduzir a LGP nas celebrações das peregrinações aniversárias.

Votos de um bom domingo, primeiro dia da semana. Estamos no sítio do costume, em www.agencia.ecclesia.pt.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário