Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Papa quer redes de “boas práticas”

Foto: Vatican Media

Em Roma decorre por estes dias a conferência sobre Proteção de Menores na Igreja Católica na Europa. Ontem o Papa dirigiu uma mensagem em que pede atenção às vítimas, na resposta a abusos sexuais na Igreja, com a criação de redes de “boas práticas”, no combate e prevenção destes casos.
Francisco sugere a importância da partilha de conhecimentos, para o apoio mútuo e para garantir que os programas de proteção sejam eficazes e sustentáveis.
A conferência é promovida pela Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores (Santa Sé) e reúne mais de 100 especialistas de 25 países, incluindo Portugal.

A atenção dos que lutam pela sustentabilidade do planeta está por estes dias concentrada em Baku no Azerbaijão. É ali que decorre a cimeira do clima que desta vez centra a sua atenção nos programas económicos que sustentem o esforço dos países no combate às alterações climáticas. O Papa Francisco também dirigiu ontem uma mensagem onde apela a uma “nova arquitetura financeira internacional”, com perdão da dívida dos países mais pobres, baseada nos princípios da “equidade, da justiça e da solidariedade”.
O Papa afirma que “devem ser envidados esforços para encontrar soluções que não comprometam ainda mais o desenvolvimento e a capacidade de adaptação de muitos países que já se encontram sobrecarregados com uma dívida económica incapacitante”.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Mais logo, pelas 21h00, um debate online vai debater a pergunta “Como fazer em Portugal uma Igreja sinodal?”. A iniciativa é do 7MARGENS e conta com a participação dos teólogos João Duque (pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa) e Cristina Inogés Sanz (que integrou a assembleia sinodal como membro com direito a voto) e da jornalista Clara Raimundo (enviada do 7MARGENS ao Vaticano para acompanhar a conclusão dessa mesma assembleia).
A participação no debate por Zoom é livre, mediante inscrição através do formulário já disponível online.

Foto: Folha do Domingo/Samuel Mendonça

Também esta noite, pelas 21h00, no Seminário de Faro, realiza-se a primeira formação do ano pastoral 2024/2025 para animadores de grupos de jovens e catequistas a partir do 10º ano. Esta iniciativa da Diocese do algarve está centrada na “adoração eucarística”. ‘Adoração 101: é todo um outro campeonato!’, é o tema da formação que vai ser orientada pelo padre Samuel Camacho, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional e assistente do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil.

Esta tarde, na RTP2, o programa Ecclesia chega pelas 15h00 para olhar a Semana do Papa e acompanhar a cimeira do clima, COP29 que decorre em Baku, Ajerbaijão. Um tema que será analisado por José Luís Monteiro da Oikos ONGD.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário