Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

“Charta Oecumenica” vai ser revista, e todos são chamados a contribuir

Até 30 de novembro

 | 6 Nov 2024

Assinatura da Charta Oecumenica pelo Metropolita Jérémie, presidente da Conferência das Igrejas Europeias, e pelo Cardeal Vlk, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias, em Estrasburgo, 22 de abril de 2001. Foto: Marianne Ejdersten/CEC

Assinatura da Charta Oecumenica pelo Metropolita Jérémie, presidente da Conferência das Igrejas Europeias, e pelo Cardeal Vlk, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias, em Estrasburgo, 22 de abril de 2001. Foto © Marianne Ejdersten/CEC

Charta Oecumenica – documento subscrito em 2001 por católicos, protestantes e ortodoxos para promover o diálogo ecuménico na Europa – está em processo de revisão e todos, em particular os cristãos em Portugal, são convidados a dar o seu contributo. Para tal, basta consultar o primeiro esboço do novo documento e enviar por e-mail as sugestões de alteração ao mesmo, até ao final do mês de novembro.

Esta Charta foi o primeiro documento comum publicado pelas Igrejas Europeias nos últimos mil anos, tendo como principais objetivos “proclamar o Evangelho em conjunto; responder ao apelo à unidade; trabalhar em conjunto; orar em conjunto; prosseguir o diálogo; reconciliar povos e culturas; ajudar a moldar a Europa; salvaguardar a Criação; aprofundar a comunhão com o Judaísmo; e promover as relações com o Islão e outras religiões e visões do mundo”, recorda o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC).

Em Portugal, e tal como o 7MARGENS já havia avançado, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e o COPIC associaram-se a esta consulta lançada pela Conferência das Igrejas Europeias e o Conselho das Conferências Episcopais da Europa, e solicitam “a todos os parceiros ecuménicos (individuais e coletivos) a análise e discussão deste texto e o envio de reações e contributos que entendam ser pertinentes e enriquecedores para o texto final”.

Os  contributos devem ser enviados até 30 de novembro para o endereço geral@copic.pt, indicando o nome e a Igreja ou organização afiliada. Caberá depois à CEP e ao COPIC fazer chegar ao grupo de trabalho da CEC-CCEE e até 31 de dezembro as reações e contributos recolhidos em Portugal.

 

 



Sem comentários:

Enviar um comentário