Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Som da Liberdade

Bom dia!

“Som da Liberdade” é o título de um filme que está ainda em exibição e vale a pena ser visto. Trata do drama do tráfico sexual de crianças, na América Latina, um crime que permanece tantas vezes silenciado, em muitas geografias. Lembrei-me do que vi na tela do cinema por causa do 10º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, uma iniciativa, criada em 2015, que acontece na memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, religiosa sudanesa que, no século XIX, foi escrava e vítima de tráfico humano.

“Muitas vezes o tráfico é invisível. Os media, graças também a repórteres corajosos, fazem luz sobre as escravidões do nosso tempo, mas a cultura da indiferença anestesia-nos. Ajudemo-nos mutuamente a reagir, a abrir as nossas vidas, os nossos corações a tantas irmãs e tantos irmãos que são tratados como escravos. Nunca é tarde demais para nos decidirmos a fazê-lo”. (Papa Francisco)

O “Som da Liberdade” cumpre o que o Papa pede: mostra a coragem de quem denunciou a exploração sexual e arriscou a sua vida para libertar quem se viu privado do “som da liberdade”.

Esta jornada  é coordenada pela ‘Talitha Kum’, uma rede promovida pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG) e pela União dos Superiores Gerais (USG), em colaboração com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o Dicastério para a Comunicação, e o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, organismos da Santa Sé, a que se somam outras instituições religiosas e de solidariedade da Igreja Católica.

Esta rede também está em Portugal, através da Comissão de Apoio às Vítimas do Tráfico de Pessoas (CAVITP), de que faz parte a irmã Julieta Dias, religiosa do Sagrado Coração de Maria. A lutar contra o tráfico de pessoas desde 2006, a irmã Julieta Dias partilhou o seu percurso de vida e as suas causas à jornalista Lígia Silveira, no programa que foi transmitido na Antena 1, pouco depois da meia-noite e pode ser ouvido no portal da Agência Ecclesia onde partilhamos todos os programas de rádio, assim como muitas outras notícias e vários conteúdos.

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário