Páginas

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Defesa do bem comum

Bom dia!

Foto: LUSA/André Kosters

Os açorianos votaram, no último domingo, nas eleições legislativas regionais e deram a vitória à coligação PSD/CDS-PP/PPM (AD Açores), elegendo 26 deputados, sendo necessários mais três para a maioria absoluta.

Segundo o presidente da Comissão de Justiça e Paz, os resultados deste ato eleitoral implicam um “exercício de maturidade cívica” e uma governação "feita de equilíbrio”, que pode ser “favorável á defesa do bem comum”.

“O que se passou nos Açores é uma concretização do espírito de abril: as pessoas votaram de forma plural e ao diversificarem o seu voto disseram claramente que querem maior vigilância na governação e na definição do que é o bem comum, que as maiorias absolutas tantas vezes ignoram”, afirmou Francisco Maduro Dias em declarações ao portal de informação Igreja Açores.

Um pouco por todo o país, jovens universitários encontram-se, esta semana, a realizar a ‘Missão País’, num contacto próximo com as populações locais, para convívio e partilha de fé. Este ano registaram-se cerca de 7.500 candidaturas para quatro mil vagas. Na edição de 2024 desta experiência missionária, abrem cinco novas missões, num total de 69, sendo uma delas nos Açores. Se não teve oportunidade de assistir ao Programa ECCLESIA, clique aqui para saber o que os chefes nacionais da ‘Missão País’ têm a dizer sobre esta semana de missão.

Por esta altura, os bispos portugueses escrevem as mensagens para a Quaresma. D. João Marcos, bispo de Beja, afirmou que quando “se deixa de ter Deus no horizonte, o ser humano acaba sozinho”, lamentando “o isolamento em que tantas pessoas vivem, no território da diocese.

Pelo Vaticano, o Papa Francisco telefonou para a irmã Paësie, que desde 1999 reside em Porto Príncipe, no Haiti, ao serviço dos mais desfavorecidos, tendo encorajado a missão da religiosa com a crianças na região.

“[O Papa] deu-me uma mensagem de incentivo e agradeceu-me pela presença junto das crianças. Assegurou-me das suas orações, o que realmente me tocou”, disse, em entrevista à Rádio Vaticano, sobre a chamada realizada no passado sábado, informa o portal Vatican News.

Durante o dia de ontem, decorreu ainda no Vaticano uma reunião do Conselho de Cardeais, com a presença do Papa Francisco.

Para o dia de hoje, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa promove, até 12 de março, um curso de formação de professores de EMRC em formato online, centrado no cinquentenário do 25 de abril de 1974.

Não perca mais um programa ECCLESIA, que chega pouco depois das 15h à antena da RTP2. Já sabe que todas as novidades sobre a atualidade religiosa pode encontrar em agencia.ecclesia.pt.

Desejo-lhe uma abençoada terça-feira!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário