Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

«Pelos caminhos de Portugal; vi um mundo sem igual…», vamos?!

Bom dia, paz e bem!!

O título desta newsletter remete para a famosa canção ‘Pelos caminhos de Portugal’, de Mário Gil: “Pelos caminhos de Portugal / Eu vi tanta coisa linda / Vi um mundo sem igual”.

E lembrei-me desta canção, que passa por várias regiões de Portugal, por causa da Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, onde a Igreja Católica vai marcar presença. A BTL começa esta quarta-feira e termina no próximo domingo, de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL.

A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) vão dar a conhecer “projetos inovadores ligados ao Turismo Religioso/Espiritual”, no pavilhão do Município de Ourém.

“É importante mostrarmos àqueles que são os agentes de turismo que conseguimos compreender este setor, que estamos aqui para ajudar, estamos aqui para preocupar-nos com os pequenos e médios empresários, estamos preocupados com a dimensão dos trabalhadores, com o facto de não haver trabalhadores qualificados”, disse o diretor da PTP, à Agência ECCLESIA, salientando que “é cada vez mais importante a Pastoral do Turismo estar nestes eventos”.

“É a presença da Conferência Episcopal neste setor e se não estivermos presentes o espaço fica livre ou é ocupado de maneira discutível” - Padre Miguel Neto

“Pelos novos mártires, testemunhas de Cristo”, é o título do novo ‘Vídeo do Papa’ com a intenção de oração de Francisco para o mês de março, e que já está online.

“Rezemos para que aqueles que, em várias partes do mundo, arriscam a vida pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário. E abertos à graça do martírio.”

O vídeo de março tem a colaboração da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que em 2023 recebeu denúncias em 40 países de pessoas assassinadas ou sequestradas por causa da sua fé.

Na televisão, no Programa ECCLESIA, na RTP2 (pelas 15h00), começamos por destacar geografias onde não há liberdade por motivos religiosos, com o secretariado português da AIS, e temos em estúdio os professores Jorge Novo e Carlos Meneses Moreira. A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vai assinalar os 50 anos do 25 de abril através de diversos projetos, que vai ficar a conhecer esta tarde.

Neste contexto, fica, novamente, a sugestão para visitar a exposição ‘Os caminhos da Liberdade Religiosa’, no átrio principal da Assembleia da República, até 15 de abril.

Na rádio, o Programa ECCLESIA na Antena 1 da emissora pública chega já na quinta-feira, pouco depois meia-noite. Não perca esta conversa da jornalista Lígia Silveira com a jovem Maria do Mar.

Votos de uma boa quarta-feira, com algum turismo, se tiverem essa oportunidade. A atualidade está em www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário