Páginas

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Caminhos de Quaresma

Bom dia e um santo domingo para si,

Neste início da Quaresma, propomos-lhe uma “caminhada” inspirada na obra Mística do Arado, do padre Adelino Ascenso. É um percurso que se prolonga nos seis domingos que preparam a Páscoa, disponível online e pelas 06h00, na Antena 1 da rádio pública, numa grande viagem interior.

De peregrinação foi este sábado para milhares de adolescentes, que caminharam até Fátima como resposta ao desafio deixado pelo Papa em Portugal, no seu último discurso: ser surfistas do amor. Na véspera, também com inspiração na JMJ Lisboa 2023, a Alameda acolheu a celebração da Via-Sacra, evocando os sofrimentos da humanidade atual.

Quaresma é tempo de romeiros, pelas estradas do arquipélago dos Açores, numa tradição única. “Aproveitemos este recomeço, num momento em que persistem guerras e misérias de toda a ordem, para levarmos a esperança de Jesus”, pede o Movimento de Romeiros de São Miguel.

Lisboa acolheu este sábado o primaz da Inglaterra e líder espiritual da Comunhão Anglicana, Justin Welby. O arcebispo da Cantuária falou com a ECCLESIA sobre os desafios comuns para os cristãos, num mundo em guerra, e na sua relação de amizade com o Papa Francisco.

Por falar no Papa, Francisco decidiu criar grupos de estudo para os temas propostos pela primeira sessão sinodal, no dia em que se anunciaram as datas da segunda sessão, que vai decorrer de 2 a 27 de outubro próximo.

Pelas 07h30, na RTP2, o programa 70x7 vai até Setúbal, falar da realidade da diocese sadina, que há pouco mais de 100 dias recebeu um novo bispo, o cardeal D. Américo Aguiar. E pelas 09h30, publicamos a entrevista Ecclesia/Renascença, com D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, cidade que acolhe o próximo Congresso Eucarístico Nacional.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário