Páginas

sábado, 3 de fevereiro de 2024

As pontes entre a igreja e a juventude

Olá Bom Dia

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada em agosto, na cidade de Lisboa, abriu novas casas, cabanas e tendas para a pastoral juvenil. Neste contexto, a Província Portuguesa da Congregação das Irmãs de São José de Cluny promove, este sábado, um encontro sobre “Traçando caminhos de encontro: pontes entre a Igreja e a Juventude na complexidade do mundo moderno”. A iniciativa decorre no Colégio Missionário das Irmãs São José Cluny, em Braga, e tem como orador o padre e professor Eduardo Duque, pretende explorar as dinâmicas entre a juventude portuguesa e a Igreja Católica nos dias de hoje. O primeiro tema, “Sociedade Contemporânea”, pretende lançar um olhar sobre o contexto atual em que os jovens e a Igreja coexistem, marcado por “rápidas mudanças e desafios sociais”.

Neste sábado, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realiza III Encontro Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, em Fátima.

O programa dos trabalhos, reservados aos membros das comissões, começa com uma conferência subordinada ao tema ‘Abuso sexual e trauma’, por Isabel Marques Alberto, professora auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

O encontro conta com a presença da coordenadora do Grupo VITA, Rute Agulhas, que vai debater com as Comissões Diocesanas e a Equipa de Coordenação Nacional sobre “os procedimentos de articulação entre estes diferentes organismos que atuam na área da proteção de menores na Igreja em Portugal”.

Os participantes do encontro, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, vão abordar “dificuldades e desafios sentidos pelas 21 Comissões Diocesanas”, na sua ação.

Propostas para hoje… Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

Cumprimentos

Luis Filipe Santos

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário