Páginas

sábado, 17 de fevereiro de 2024

10 de março de 2024

Bom dia, paz e bem!!

As eleições legislativas 2024, do próximo dia 10 de março, já marcam a atualidade em Portugal há muito tempo: Debates nas televisões e as suas análises, a atividade dos partidos nas ruas e a apresentação de propostas, e tudo o que se escreve e comenta nos meios de comunicação social e na internet, nas famílias, transportes públicos e cafés.

A Igreja Católica e as suas organizações, movimentos, fundações e outras associações, também estão atentas ao ato eleitoral e têm apresentado várias propostas, alertas e recomendações.

A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza lançou um apelo aos partidos defendendo que a luta contra a pobreza e o reforço dos direitos sociais devem ser “prioridades políticas”.

“A pobreza tem múltiplas causas e ao longo dos anos Portugal não tem conseguido atacar essas causas.”

A ONG lembra que, em Portugal, existem mais de 1,7 milhões de pessoas que vivem com menos de 591 euros por mês.

Já a Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Igreja Católica em Portugal, e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) divulgaram 12 recomendações para os políticos candidatos às eleições legislativas, como um Plano Nacional para a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento.

“A FEC e o IMVF reiteram a necessidade de respostas coerentes, interligando os vários domínios da ação externa – Diplomacia, Paz, Segurança, Cooperação Internacional, Democracia, Estado de Direito, Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais – e abrangentes, através da abordagem do triplo nexo: ação humanitária – desenvolvimento – paz, sendo este um dos eixos centrais da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030.”

A Federação Portuguesa Pela Vida (FPV) anunciou que vai apresentar o ‘Manifesto VIDA 24’, no dia 20 de fevereiro (terça-feira).

“Os temas da defesa da Vida encontram cada vez menos espaço na agenda política e mediática. É preciso afirmar uma cultura da Vida assente na afirmação da dignidade do ser humano. Não podemos deixar que temas como o aborto e eutanásia sejam ignorados pelos partidos e suas agendas.”

‘Deus ajuda a quem muito madruga’, diz o ditado. O Programa ECCLESIA na rádio Antena 1, da emissora pública, começou pouco depois das 06h00 e, quando chegar a esta newsletter, já terminou. Fica disponível online, aqui.

A emissão deste sábado foi dedicada ao encontro de organizações católicas pelo Dia Mundial do Doente 2024. Em Fátima, valorizaram a inclusão das pessoas com deficiência, e assinalaram 40 anos da ‘Salvifici Doloris’, de João Paulo II.

Ao longo do dia, em www.agência.ecclesia.pt, podem acompanhar a reportagem realizada, esta sexta-feira, na Via Sacra – jovem, vocacional e universitária - realizada na Alameda Dom Afonso Henriques (Fonte Luminosa), em Lisboa. Este sábado, vamos estar, por exemplo, na Igreja Lusitana e numa peregrinação interdiocesana de adolescentes a Fátima. E muito mais, a atualidade passa por ali.

Votos de um bom fim de semana, o primeiro do tempo da Quaresma.
Saudações, Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário