Páginas

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

O retrato do Portugal pobre

Integrado na Semana Nacional da Cáritas é hoje apresentado no Auditório Carvalho Guerra, na UCP Porto, o estudo “Pobreza e exclusão social em Portugal: uma visão da Cáritas”. Trata-se da primeira edição de um trabalho promovido no âmbito do Observatório Cáritas e que tem por base a análise dos indicadores oficiais do Instituto Nacional de Estatística e a leitura do Observatório da Cáritas sobre esta realidade. Para além da apresentação do estudo, faz parte do programa um painel onde serão apresentadas diferentes visões, de diferentes setores da sociedade, sobre o combate à pobreza e exclusão social em Portugal.

O Seminário Maior de Coimbra acolhe mais logo, às 21h15, a sessão do ciclo «Pontes de vista» que tem como tema «Salvar a natureza». O conferencista é o biólogo Manuel Malva que é também fotógrafo de natureza premiado pela ‘National Geographic’ e vice-presidente da Milvoz, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Mais logo, às 21h15, no auditório do Colégio São Tomás (Lisboa), a Federação Pela Vida organiza um encontro com os partidos políticos com assento parlamentar centrado no ‘Manifesto VIDA 24’. Pretende-se que temas como aborto e eutanásia sejam ignorados pelos partidos e suas agendas. A iniciativa, aberta à sociedade civil, é moderada por José Maria Seabra Duque (jurista e coordenador da plataforma Caminhadas Pela Vida).

Foto de Growtika na Unsplash

Em Braga, pelas 17h00 no ‘Espaço Vita’, será apresentada a edição de 2024 do ciclo «Nova Ágora». Este ano, em destaque estão os desafios da Inteligência Artificial. D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, e o diretor do evento, cónego Eduardo Duque estarão presentes na conferência de imprensa.

Na RTP2, o programa Ecclesia chega pelas 15h00 e desta vez olha o itinerário quaresmal na Diocese do Porto. O Padre Amaro Gonçalo, Secretário diocesano para a coordenação pastoral, fala desta proposta que qualquer um pode adotar neste caminho em direção à Páscoa.

Tenha um grande dia.

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário