Páginas

sábado, 24 de fevereiro de 2024

2022-2024: Dois anos de guerra na Ucrânia

Bom dia, paz e bem!!

24 de fevereiro de 2022 – 24 de fevereiro de 2024, assinalam-se hoje dois anos do início da guerra na Ucrânia, após a invasão militar da Rússia, o conflito dura há mais anos.

Segundo dados da ONU, desde 2022, a guerra fez pelo menos 10 mil mortos e cerca de 20 mil feridos entre a população civil, admitindo que estes números possam ser “significativamente mais altos”.

“Dois anos após o início da guerra e quase uma década após o conflito no leste do país, a situação humanitária na Ucrânia continua a deteriorar-se e não irá melhorar se as hostilidades não cessarem” -  ‘Caritas Internationalis’

A Confederação Internacional da Cáritas dá conta dos relatos das suas duas organizações locais – Cáritas Ucrânia e ‘Caritas-Spes’ Ucrânia -, evocando o segundo aniversário da invasão russa, que começou a 24 de fevereiro de 2022.

“Desde o início da guerra, a Cáritas Ucrânia e a ‘Caritas-Spes’ Ucrânia têm sido exemplares no seu trabalho, cuidando de todo o seu povo, durante a guerra. São a Caritas no seu melhor e a nossa confederação está-lhes grata. Continuaremos a apoiá-los e a erguer a nossa voz para que este conflito termine”, afirma Alistair Dutton, secretário-geral da ‘Caritas Internationalis’.

Esta quinta-feira, a diretora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Mónica Dias, referiu que a Ucrânia está em luta “pela liberdade de toda a Europa”, em entrevista à Agência ECCLESIA.

“Neste momento, acredito sinceramente que a Ucrânia está a fazer uma batalha pela liberdade de toda a Europa e é isto que tem d estar na nossa balança. Creio que mais vale apoiar a paz agora e apoiar a Ucrânia do que se a Rússia chegasse algum dia a invadir toda a Ucrânia e, enfim, avançasse por aí, se houvesse um desmoronar de toda a Europa.”

O prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade (Santa Sé), enviado especial do Papa à Ucrânia, sete vezes ao longo destes dois anos, em missões humanitárias e de solidariedade, apelou à oração pelo “milagre” da paz.

“Temos de os apoiar com a oração, que para os crentes pode mover montanhas, quanto mais parar esta guerra estúpida”, indica o cardeal Konrad Krajewski, o esmoler pontifício.

“Senhor, peço-te humildemente o milagre da paz.”

O Programa ECCLESIA na rádio Antena 1 (pelas 06h00), da emissora pública, começa hoje uma Via Sacra com o padre Nuno Branco. O sacerdote Jesuíta vai percorrer a cada sábado de Quaresma, até ao Sábado Santo, as 14 estações do caminho que representa os últimos passos de Jesus até à morte, a partir dos seus desenhos que acompanharam a Via-Sacra da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Já aos domingos, o superior-geral dos Missionários da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso, inspira um itinerário de seis semanas para acompanhar online e no programa ECCLESIA, na Antena 1, a partir da sua obra ‘A Mística do Arado’. Fica tudo disponível online.

Ontem foi dia 23 e um dos nossos destaques são os jovens, essa ‘Geração 23’. Estão aqui, enquadrados no tempo litúrgico fizeram memória da Via Sacra da JMJ Lisboa 2023.

Votos de um bom fim de semana e de uma boa caminhada quaresmal, também com estas duas propostas, que pode acompanhar online, no seu site favorito www.agencia.ecclesia.pt.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário