Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Fraternidade Humana

Bom dia e um santo domingo para si, que nos acompanha,

Com uma resolução especial, as Nações Unidas declararam o dia 4 de fevereiro como o "Dia Internacional da Fraternidade Humana". A celebração remete para a data em que, há cinco anos, se assinava em Abu Dhabi o histórico Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da Convivência Comum, com a presença do Papa. Neste aniversário, a entrevista conjunta Ecclesia/Renascença convida Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira. Na Antena 1 da rádio pública, o Programa ECCLESIA (06h00) também lhe fala sobre o tema e, no nosso portal de informação, vamos apresentar uma reflexão do padre Rui Santiago, um dos três participantes no encontro comemorativo que decorre na Rua da Firmeza nº 163 (Porto), pelas 15h00, com representes das três religiões abraâmicas. A este respeito, vale a pena ler a carta que o Papa enviou este sábado aos “irmãos e irmãs judeus de Israel”, condenando o antissemitismo e a espiral de violência na Terra Santa.

Este é ainda o Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, que se assinala no primeiro domingo de fevereiro, este ano sob o lema “Uma Nova Coreografia do Saber”. A partir das 17h30, o programa 70x7 emite uma entrevista com a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, que fala, entre outros temas, sobre o curso de Medicina e os desafios que se levantam no atual cenário político.

De sábado, chega a reportagem que a nossa equipa fez em Fátima, no III Encontro Nacional das Comissões Diocesanas para a Proteção de Menores, com apelos a uma maior ação junto das populações de zonas do Interior, e no encontro para jovens empresários e gestores, promovido pela ACEGE, em Lisboa.

No Vaticano, o Sínodo 2021-2024 alargou “fronteiras”, convocando um encontro mundial de párocos, para o final de abril, a fim de conhecer as experiências sinodais nas comunidades locais, com a ajuda destes responsáveis. Já o Dicastério para a Doutrina da Fé emitiu uma nota sobre a validade dos sacramentos, alertando para abusos litúrgicos nas celebrações dos mesmos.

Se for votar hoje, nas legislativas regionais dos Açores, recordo-lhe a nota que o bispo de Angra publicou, a respeito deste ato eleitoral.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário