Páginas

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Fraternidade Humana II

Bom dia e boa semana!

Já lá vão cinco anos e o propósito da declaração sobre a Fraternidade Humana é cada vez mais uma miragem: as guerras, infelizmente, geram ódio, o relacionamento entre povos é, com frequência, pouco fraterno... Este domingo, o Papa recordou a sua presença em Abu Dhabi para esse momento histórico e enviou uma mensagem para evento comemorativo do 5ª aniversário da declaração sobre a Fraternidade Humana, celebrado por iniciativa da ONU, alertando para a falta de falta de solidariedade, que provoca “destruição do ambiente” e “degradação social”.

“Não podemos deixar de reconhecer os efeitos de uma ausência de solidariedade fraterna que se fazem sentir com demasiada intensidade nos homens e mulheres de todo o mundo e no nosso mundo natural. O impacto negativo da destruição do ambiente e da degradação social continua a causar imenso sofrimento a um grande número de irmãos e irmãs em todo o mundo”.

Este aniversário motivou a entrevista Renacença/Ecclesia a Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira (IPAV) e antigo Alto-Comissário para a Imigração, em Portugal, que alertou para o aumento de discursos populistas que se alimentam do “medo”.

“O discurso de ódio, seja face àquele que é estrangeiro, face àquele que é de outra religião, face àquele que tem outra identidade étnica ou cultural, é terrível e, infelizmente, vai ganhando espaço cada vez mais crescente nas sociedades europeias”.

Para esta segunda-feira, destaco duas iniciativas: a Faculdade de Teologia, em colaboração com a Diocese do Porto e a Irmandade dos Clérigos, vai promover as Jornadas de Teologia 2024 sobre o tema «O trabalho num mundo globalizado: novas configurações e novos desafios», entre os dias 5 e 8 de fevereiro, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) do Patriarcado de Lisboa promove o curso «Sinodalidade. Moda ou Identidade?»: quatro sessões, via zoom, entre as 21h15 e as 22h30, são animada pelo professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Juan Ambrósio.

A Missão País em curso neste ano de 2024 é o tema que está em destaque no programa Ecclesia, emitido esta segunda-feira, na RTP2, pelas 15h00.

Votos e uma ótima jornada

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário