Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Um mês para rezarmos pelos profissionais de saúde

Bom dia e paz e bem!!

“Rezemos este mês pelos profissionais de saúde. A pandemia, mostrou-nos a entrega, a generosidade dos profissionais de saúde, voluntários, agentes de saúde, sacerdotes, religiosos e religiosas.”

Este é o pedido do Papa Francisco na sua intenção de oração para este mês, divulgada na edição de abril do ‘Vídeo do Papa’.

Francisco lembra que o serviço de saúde “não é apenas uma organização”, é onde estão homens e mulheres que “dedicam a sua vida a cuidar da saúde do outro” e deram a vida durante a pandemia Covid-19.

O Papa assinala também que a pandemia “deixou claro” que nem todas as pessoas têm acesso a um “bom sistema público de saúde” e alerta para a situação vivida nos países mais pobres, os países mais vulneráveis.

“Isso deve-se com frequência à má gestão dos recursos e à falta de um compromisso político sério. Quero pedir aos governos de todos os países do mundo que não esqueçam que um bom serviço de saúde, acessível a todos, é uma prioridade.”

 

O juiz desembargador Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), considera que “há indícios, pelo menos”, de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia.

“É importante que se declare que o que está em causa não diz respeito apenas à Ucrânia. Se está em causa um crime contra a humanidade, o nome é significativo: Está em causa um valor que é de toda a humanidade”, disse à Agência ECCLESIA.

 

Na televisão, e como é quarta-feira, no Programa ECCLESIA (15H00, RTP2) temos a rubrica “Perseguidos, mas não esquecidos”, da Fundação pontifícia AIS, a dimensão pastoral e a sensibilidade humana e social de D. António Ribeiro, com investigadora Paula Borges Santos que escreveu uma biografia pastoral, e reportagem.

Pouco depois da meia-noite, já na madrugada de quinta-feira, o Programa ECCLESIA chega à a Antena 1 da rádio pública (00h12).

Na agenda para hoje temos vários destaques, como a mesa redonda ‘Que participação na Igreja? O nosso contributo para o Sínodo’, no Funchal, e o regresso das ‘Tertúlias à quarta’ da Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro , com um ciclo dedicado às ‘Liberdades em risco’.

 

“Quarta passada, semana acabada”, mas a nossa presença faz-se todos os dias, em www.agencia.ecclesia.pt.
Fique connosco.

Cumprimentos,
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário