Eunice Muñoz (1928-2022)
Eunice Muñoz começou por perguntar onde estará o mistério da linguagem universal da Bíblia? E qual será o ingrediente mágico que o texto bíblico tem para continuar a emocionar? O segredo, dirá, é revelado na passagem que a própria actriz lê a seguir: o chamado “hino à caridade”, da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios.
Iniciativa da Sociedade Bíblica Portuguesa que colocou milhares de pessoas a copiar a Bíblia à mão, a gala de abertura da Bíblia Manuscrita, que decorreu na Aula Magna da Universidade de Lisboa, contou com a participação de Eunice Muñoz, acompanhada pela flauta de Rão Kyao. Incisiva ou melodiosa, poética e quente, foi desse modo que, no final de 2004, a actriz, que morreu sexta-feira, 15 de Abril, deu corpo e densidade às palavras do apóstolo Paulo: “Agora existem três coisas: fé, esperança e caridade – e amor; a mais importante, a mais importante é o amor.”
A propósito da morte de Eunice Muñoz, a Sociedade Bíblica disponibilizou na sua página e no canal YouTube o vídeo dessa leitura – melhor se diria, dessa vivificação –, que o 7MARGENS aqui também reproduz:
Nascida em 30 de Julho de 1928, na Amareleja (Moura, Alentejo), Eunice Muñoz dedicou-se ao teatro ainda criança, a partir dos 13 anos, estreando-se no Teatro Nacional D. Maria II, na altura a convite de Amélia Rey Colaço, outra das mais importantes actrizes portuguesas.
Eunice Muñoz. Foto © Arlindo Homem |
As exéquias de Eunice Muñoz terão lugar nesta terça-feira, 19, a partir das 15h, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde o corpo está a ser velado desde o final da tarde de segunda-feira. O funeral seguirá depois para o Alto de São João, também em Lisboa. O Governo decretou que esta terça-feira é dia de luto nacional em memória da actriz.
Sem comentários:
Enviar um comentário