Templo de fachada sóbria evoca Paixão de Cristo na riqueza do interior
“A Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz é muito bonita, vale a pena visitar porque conjuga pintura, joalharia, talha, pintura mural e azulejos, tudo ligado à paixão de Cristo, é uma das melhores capelas de Beja, que, quem vê por forma é muito sóbria mas por dentro é uma jóia”, explica o sacerdote.
Segundo o padre José Maria Coelho a Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz, ligada ao “mistério da redenção e às tradições de Quaresma no Alentejo”, vem da influência das ordens mendicantes.
A imagem que dá nome à igreja “insere-se na devoção à Senhora da Piedade”, mas esta imagem tem a “cruz por trás, segundo a tradição é uma devoção antiga em Portugal”.
“As ordens religiosas, nomeadamente as mendicantes com os seus conventos que havia aqui, influenciaram a devoção do povo e depois também pela existência de uma irmandade c o mesmo nome, irmandade de Nossa Senhora do Pé da Cruz, que tinha por missão enterrar os mortos e cuidar dos que estavam condenados à pena de morte, que naquele tempo existia”, refere.
O sacerdote conhece bem o templo e considera que, neste tempo de preparação para a Páscoa, pode ser um bom local de visita para “oração e contemplação”.
A sugestão de visita, em tempo de Quaresma, integra o programa de rádio ECCLESIA deste sábado, 02 de abril, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, ficando depois disponível online.
SN
Sem comentários:
Enviar um comentário