Páginas

domingo, 10 de abril de 2022

Semana Maior

Bom dia e bom Domingo de Ramos, que inicia a Semana Maior! 

Paixão, morte e ressurreição de Cristo fazem o itinerário de uma semana que mudou a História da Humanidade. É, por isso, a Semana Maior, a Semana Santa, rumo à Páscoa.

Após dois anos em que as celebrações pascais públicas foram muito limitadas, regressam os momentos de culto e cultura que marcam estes dias, com algumas indicações deixadas pela Conferência Episcopal Portuguesa.

As celebrações destes dias não podem ignorar dois acontecimentos que marcam a história do presente: a guerra na Ucrânia, com evocações da paixão que lembram o sofrimento desse povo, como acontece em Tavira, e a preparação da JMJ Lisboa 2023, com muitos jovens a fazer parte da recriação do percurso para o Calvário, como acontece em Dornes.

Nesta Semana Santa, foi já anunciado um gesto particular do Papa Francisco: na Quinta-feira Santa não poderá estar na Ucrânia para o gesto do lava-pés, mas enviou o cardeal Konrad Krajewskia a Kiev para levar a segunda ambulância e presidir às celebrações da Semana Santa. Com um significado indicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé:

“A oferta da ambulância, assim como o dia escolhido para a entrega, tem um grande valor simbólico: recorda o gesto de proximidade e serviço feito por Jesus durante a Última Ceia, na véspera da Sua Paixão, quando se envolveu numa toalha e lavou os pés dos seus discípulos”.

O Vaticano diz também que este “não pretende ser um gesto isolado”, antes um “convite para que toda a Igreja entre na Semana Santa com a atitude de humildade e caridade”.

Que assim seja vivida a Semana Santa!

Antes de terminar, votos de parabéns e duas sugestões: as sugestões são para rever em agencia.ecclesia.pt o programa 70x7 que sugere lugares digitais para a oração e reflexão e o programa Ecclesia na Antena 1 que apresenta a terceira edição em português do Missal Romano; os parabéns são para a Renascença, que celebra hoje 85 anos de história!

Que seja uma Semana Santa!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário